O que significa a palavra epístola na Bíblia?

Perguntado por: abelem2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Epístola é uma passagem das Sagradas Escrituras (em geral extraída das epístolas dos Apóstolos), que é lida ou cantada antes do Evangelho. O lado da Epístola localiza-se à direita do celebrante quando este se encontra de frente para o altar, na celebração de costas para o povo; à sua esquerda fica o lado do Evangelho.

Composição datada e escrita por um indivíduo ou em nome de um grupo com o objectivo de ser recebida por um destinatário. O termo tem uso antigo e constitui modo literário importante, a partir do conjunto de textos do Novo Testamento que ficaram conhecidos por epístolas.

Essa epístola contém a explicação mais completa da doutrina da justificação pela fé em Jesus Cristo, em vez das práticas da lei de Moisés. Ela contém muitos ensinamentos sobre as doutrinas de salvação e a aplicação prática dessas doutrinas na vida diária.

Entendemos esses escritos 8 como não sendo escritos Paulinos e também são escritos universais porque são endereçados às várias comunidades e não a uma específica conforme os escritos paulinos. As Epístolas Gerais contêm as seguintes obras: Hebreus; Tiago; I e II Pedro; I, II e III João e Judas.

2 sinônimos de epístola para 1 sentido da palavra epístola: 1 carta, missiva.

c) Epístolas - São 21 cartas, e vão de Romanos a Judas. Elas contém a doutrina da Igreja.

As Epístolas Gerais na Bíblia são as oito cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo. São elas: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas. Essas epístolas também são conhecidas como “Epístolas Universais” ou “Católicas”.

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

A Epístola de Paulo aos Gálatas foi escrita a um grupo de judeus cristãos que estavam voltando a confiar nos rituais da lei de Moisés e que, assim, começaram a afastar-se do Senhor.

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela diversos propósitos dessa carta: Expressar gratidão e fortalecer os santos que tinham agido favoravelmente à sua carta anterior. Alertá-los de falsos mestres que corromperam as doutrinas puras de Cristo.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Tiago 5 Tiago adverte os ricos devassos. Ele termina sua epístola com alguns conselhos breves sobre a responsabilidade dos santos para com os outros membros da Igreja. Aconselha também os santos a aguardarem com paciência a vinda do Senhor e a serem sinceros em tudo o que disserem.

O que É uma Epístola Universal? O livro de Tiago é a primeira de sete cartas conhecidas como epístolas universais. Elas receberam esse nome por dirigirem-se a um grupo maior do que aquele ao qual se destinavam as epístolas de Paulo, que eram endereçadas a pessoas ou congregações específicas.