O que significa a palavra mansidão na Bíblia?

Perguntado por: dleiria9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

adjetivo De temperamento fácil; sossegado, tranquilo, calmo, meigo e/ou delicado: sujeito manso.

É quase impossível praticar a humildade sem a mansidão, pois essa exige um certo domínio de si mesmo, o qual previne e modera os movimentos da cólera; e é sob este aspecto que ela é anexa à temperança.

porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

O primeiro princípio para exercitar a humildade é olhar para os seus valores e atribui-los a Deus. O segundo é se colocar diante de Deus numa atitude de criança confiante. O terceiro é despertar a mansidão que caminha lado a lado com a paciência, caridade e serenidade.

Algumas pessoas confundem a mansidão com o domínio próprio. Mas na verdade a mansidão e o domínio próprio são qualidades diferentes, embora estejam relacionadas. A mansidão diz repeito ao relacionamento de uma pessoa com seu próximo, enquanto o domínio próprio trata da relação que uma pessoa mantém consigo mesma.

Qual a diferença entre mansidão e temperança? Mansidão é saber se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e as questões da carne.

Efésios 4:2-3. com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

3 dócil, calmo. 4 tranquilo, sereno, sossegado. 5 amansado, desbravado, domado, domesticado, dominado, inocente, suave, puro.

Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”.

Dentre todas as virtudes, parece que Jesus quis destacar duas: mansidão e humildade. Ele fez questão de dizer que devemos tomar o Seu jugo e receber a Sua doutrina “porque Eu sou manso e humilde de coração” (cf.

Simplório, ingénuo , tolo.

O Salvador ensinou: “E bem- aventurados são todos os puros de coração, porque eles verão a Deus” (3 Néfi 12:8). As promessas do evangelho inspiram e enobrecem, e até exaltam. Recebemos essas promessas por meio de convênios que estão condicionados a uma vida pura e moralmente limpa.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

A palavra “suave” traduz um termo grego que indica algo útil, bom e manejável. Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve.

Para o humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.