O que significa a palavra túnica?

Perguntado por: adias . Última atualização: 10 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

1. [ Vestuário ] Peça de roupa inteiriça e, geralmente, folgada, de comprimento variável, que cobre o tronco e parte das pernas. 2. [ Vestuário ] Peça de roupa que os povos da Antiguidade Clássica traziam sob o manto ou capa.

A túnica é um traje muito comum em várias culturas, etnias e em diversas partes do mundo, como no Oriente Médio, sendo ali a principal peça do vestuário árabe. Trata-se de uma espécie de "vestido" largo, relativamente leve e de manga comprida que cobre o corpo inteiro.

A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

A túnica de Jesus também foi feita a partir de apenas um pedaço de tecido (João 19:23-24). Isso é estranho, porque a maioria delas era feita de dois tecidos costurados no ombro e nas laterais. Normalmente, mantos de apenas um pedaço, no primeiro século na Judeia, eram roupas de baixo finas ou roupa infantil.

Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

A túnica de José foi um presente dado por Jacó, seu pai, e o seu significado indicava o favoritismo e a proeminência de José em comparação aos seus irmãos. Devido a algumas traduções do texto bíblico do Antigo Testamento, a túnica de José ficou popularmente conhecida por ser uma túnica colorida e bem adornada.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no, e já não lhe podiam falar pacificamente.”

Jacó guardou um pedaço da túnica de José, que seus irmãos levaram para ele. Mais tarde, quando soube que José ainda estava vivo, ele profetizou acerca dos descendentes de José. Leia essa profecia em Alma 46:24–25 e explique-a em suas próprias palavras.

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.

Gente, a túnica feminina é uma roupa mais folgada, parecida com um vestido e com uma blusa mais longa. É um arraso pra muitas ocasiões, viu?

A primeira túnica de José foi feita e dada pelo seu pai Jacó. Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23).

Estas são as características de um servo, para receber as quatro unções, as quatro túnicas espirituais de José.

Somente quando deixarmos Cristo entrar em nossos corações encontraremos a verdade Nele contida. No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

A Santa Túnica, como é chamada a vestimenta que teria sido usada por Cristo no caminho para a cruz, pertence a França há 1,2 mil anos.

Conhecido como Santo Sudário ou o Sudário de Turim - é na catedral do local que a peça fica - muitos acreditam que é a tela que se colocou sobre o corpo de Jesus Cristo quando foi enterrado.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

O que a túnica colorida de José simbolizava? No sentido mais simples, a túnica colorida de José simbolizava favor. Era uma vestimenta dada a José por seu pai Jacó. Não era uma roupa de trabalho como seus irmãos usariam, mas uma elaborada obra de arte que foi feita para se destacar.