O que significa a túnica de várias cores de José?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.

A túnica como vestimenta usada pelos sacerdotes a serviço do templo. A túnica passou a ser usada no serviço do templo era feita e costurada em tecido fino de cor branca, na forma de uma longa camisola tendo mangas estreitas e cordões que são amarrados nos pulsos, para não atrapalharem.

A “túnica colorida” de José o colocava em posição de destaque em relação aos outros filhos (Gn 37.3). Isso corroborava o sentimento de predileção de Jacó por José.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

A túnica talar preta é usada por ministros de Conselhos e Tribunais Superiores, magistrados judiciais, membros do Ministério Público e por advogados que vestem quando no exercício de suas funções, perante juízes ou tribunais. Diz-se, especialmente, da beca usada pelos juízes.

Jacó guardou um pedaço da túnica de José, que seus irmãos levaram para ele. Mais tarde, quando soube que José ainda estava vivo, ele profetizou acerca dos descendentes de José. Leia essa profecia em Alma 46:24–25 e explique-a em suas próprias palavras.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.

Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano. O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado.

A primeira túnica de José foi feita e dada pelo seu pai Jacó. Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23).

Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no, e já não lhe podiam falar pacificamente.”

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” (Lc 3,11)

Estas são as características de um servo, para receber as quatro unções, as quatro túnicas espirituais de José.

Certa vez, ele sonhou com onze feixes de grãos, cada um representando um de seus irmãos, curvados para seu feixe. Em outro sonho, que José relatou fielmente, o sol (representando seu pai), a lua (sua mãe) e onze estrelas (sem suposições aqui), todos se curvaram a ele.