O que significa a sigla ATX?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX.

As fontes ATX possuem várias características importantes, como: Eficiência energética: As fontes ATX modernas geralmente possuem alta eficiência energética, o que significa que elas desperdiçam menos energia e geram menos calor, contribuindo para um ambiente mais sustentável e menor consumo de energia.

Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm. No entanto, há ainda algumas versões menores, como o Mini ATX, com 284 x 208 mm, e o Micro ATX, com 244 x 244 mm. Atualmente, as placas AT estão obsoletas e as mais encontradas são as do tipo ATX. No entanto, já existem algumas evoluções, como placas do tipo BTX.

ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.

Com uma ampla variedade de opções, você pode escolher a fonte de alimentação atx perfeita para o seu sistema. Oferecemos fontes ATX de alta qualidade e potência, capazes de gerenciar as cargas de trabalho mais exigentes e manter seus componentes eletrônicos seguros.

Em caso de dúvida, basta consultar a descrição de sua placa-mãe para ver qual padrão ela utiliza e checar se a fonte pela qual você se interessa oferece suporte a essa especificação.

Gabinetes ATX foram desenvolvidos para comportar placas-mãe com tamanho padrão. Porém, existem algumas opções que também oferecem suporte para micro ATX ou mini-ITX. Empresas como Corsair, Redragon e Cooler Master oferecem modelos com espaço para SSD, HD e diferentes portas de entrada.

Podemos defini-lo dessa forma, pois é, literalmente, a tradução da sigla “PC” – que significa personal computer ou computador pessoal no bom português. E não importa como ele é utilizado, se ele for individual, pode ser categorizado como PC.

ATX (30,5 x 24,4 cm): tamanho padrão de placa-mãe. É a ideal para computadores de mesa que usam, no máximo, duas placa de vídeo e quatro pentes de memória RAM; MicroATX (24,4 x 24,4 cm): placa mais compacta que cabe em gabinetes menores.

Entre outras vantagens, a fonte de alimentação ATX permite que o micro seja desligado por software, o que pode ser muito útil em tarefas agendadas (por exemplo, você pode programar o micro para fazer um download de um arquivo da Internet e se auto-desligar após o download).

Toda fonte ATX possui uma capacidade de fornecimento de energia medida em watts.

microATX é um padrão para placas-mãe que foi introduzido em dezembro de 1997. O tamanho máximo de uma placa-mãe microATX é de 9,6 × 9,6 polegadas. O tamanho padrão de ATX é 25% mais longo, com 12 × 9,6 polegadas. As placas-mãe microATX atualmente disponíveis suportam CPUs da VIA, Intel ou AMD.

As placas ATX possuem normalmente 6 furos para parafusos e mais dois ou três pontos de apoio adicionais, que podem ser usados pelos suportes plásticos. A posição deles, entretanto, varia de acordo com a distribuição dos componentes na placa, de forma que o gabinete inclui um número muito maior de furos.

Lista com os melhores Placas-Mãe de 2023

  • Asus. TUF GAMING B460M-PLUS.
  • Gigabyte. A320M-S2H.
  • Asus. Prime - H510M-E.
  • Gigabyte. B450M Gaming.
  • ASRock. B660M Pro RS.

O padrão AT ainda possui um botão liga-desliga. Ele possui dois ou quatro fios e é instalado para ser acionado na parte frontal do gabinete. A fonte de alimentação padrão ATX é mais fácil de ser instalada, pois não há como invertermos a posição do conector.

Continuar lendo O que é uma placa ATX?