O que significa a sigla ROM?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Já a memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de espaço no hardware no qual são gravadas, geralmente, informações definitivas e cruciais para o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Se você está mais familiarizado com o mundo tech, saiba que ela é responsável pelo acesso básico à inicialização do hardware.

O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. ROM é uma sigla no inglês para “memória somente de leitura”.

Por outro lado, ROM significa Read-Only Memory (Memória Somente de Leitura), e está principalmente localizada no chip responsável pela iniciação do sistema – é lá que as informações básicas do computador ficam armazenadas, portanto não são afetadas quando o dispositivo é desligado.

A sigla CPU significa “Central Processing Unit”, em inglês, ou UCP “Unidade Central de Processamento”, em português. Conectado à placa-mãe, esse componente é considerado um dos hardwares mais importantes do sistema e recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do seu PC ou notebook são processadas.

Aplicações da ROM
Em um sistema operacional, a ROM é responsável pela BIOS, que por sua vez, é responsável pela inicialização de todos os componentes do sistema (boot), pelo auto-teste e pelos testes da memória e dos componentes do hardware.

Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos.

armazenamento removível. O CD-ROM (Disco Compacto – Memória Somente de Leitura, em tradução para o português) surgiu em 1985, lançado pela Sony e a Philips. Bem mais finos e feitos de policarbonato, foram usados principalmente para gravar dados e músicas, algo que até então nenhum dispositivo fazia com sucesso.

Mas antes de tudo é preciso entender o que é a memória ROM. De forma simples, ela é um tipo de memória que é capaz de manter os dados no celular mesmo que ele esteja sem energia. Ou seja, a ROM é a responsável por proporcionar um armazenamento a longo prazo.

Memória Principal
A memória RAM do computador (Randomic Access Memory - Memória de Acesso aleatório) é o principal exemplo de memória de armazenamento Principal. Os dados são armazenados em circuitos integrados ("chips") e enquanto você está usando seu computador, a RAM armazena e executa seus programas.

Os tipos de memória existentes podem ser relacionadas assim:

  • RAM Dinâmica (DRAM)
  • RAM Estática (SRAM)
  • ROM.
  • EPROM.
  • Flash ROM.
  • CMOS.
  • Memória de Vídeo.
  • ROMs das placas de expansão.

No Armazenamento Permanente, como o prórprio nome já diz, os dados são armazenados de forma permanente, ou seja, mesmo desligando o computador estes dados não são perdidos ou apagados, ao menos se você (usuário) apagar. Um exemplo de memória de armazenamento permanente é o Disco Rígido, em inglês Hard Disk - HD - .

Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação.

A diferença para a ROM pura é que, por ser programada após a fabricação, a PROM geralmente é vendida para companhias que desenvolvem eletrônicos e querem testar a memória em um grupo reduzido de dispositivos antes de gravar em larga escala.

São três as partes principais da CPU: Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a. ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas. Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

A sigla RAM, em inglês, significa Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Portanto, a resposta do que é memória RAM do celular se relaciona aos dados contidos nesse componente, acessados de forma aleatória, independentemente de sua localização.

Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações . Selecione Sistema > Armazenamento.

Existem 3 memórias RAM no mercado, basicamente: DDR DDR2 e DDR3, sendo a DDR3 a mais potente no mercado atual. Cada um destes tipos de memória tem uma velocidade, esta sendo medida em MHz.

Unidades de processamento central (CPUs) e Unidades de processamento gráfico (GPUs) são mecanismos de computação fundamentais. No entanto, à medida que as demandas de computação evoluem, nem sempre fica claro quais são as diferenças entre CPUs e GPUs e quais cargas de trabalho são mais adequadas para cada uma.