O que significa a sigla SMED?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A metodologia de Shigeo Shingo (SMED – single minute exchange of die) foi publicada pela primeira vez no Ocidente em 1985, e é referência principal quando se trata de redução dos tempos de setup de máquinas. A metodologia enfatiza a separação e a transferência de elementos do setup interno para o setup externo.

SMED é uma sigla para “Single Minute Exchange of Die” e trata-se de um método utilizado para agilizar a operação de setup de uma máquina, que pode reduzir o tempo de carregamento para menos de 10 minutos.

Essa ferramenta surgiu na década de 60, e foi desenvolvida por um japonês chamado Shigeo Shingo que na época estava tentando desenvolver uma solução para alguns problemas de produtividade, que enfrentavam as prensas de uma das fábricas as quais ele prestava consultoria.

Smed e Acaepa estabelecem cronograma de visitas às escolas para acompanhar trabalho com alunos autistas. Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada pelo secretário Edgard Larry, recebeu a visita da Associação Conquistense de Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa).

De forma simplificada, as etapas de um projeto de SMED são:

  • Escolher equipe e máquina piloto. ...
  • Identificar, medir e registrar elementos do setup. ...
  • Classificar elementos em externos e internos. ...
  • Converter elementos internos em externos. ...
  • Eliminar, simplificar, sincronizar e reduzir tempos.

O Método SMED é uma das muitas técnicas disponíveis para aumentar a produtividade dos processos, uma vez que ele atua diretamente na redução do tempo de setup de máquina, sendo essa uma perda inevitável em uma operação industrial.

O conceito de setup Rápido também é conhecido por SMED, sigla em inglês para Single Minute Exchange of Die, que em tradução é “Troca em Minuto Singular”. Dentro deste conceito, a ideia é a redução do tempo parado entre as trocas de materiais, insumos, peças ou ferramentas para o chamado “minuto singular”.

O termo Setup refere-se às atividades envolvidas em trocas de ordens de produção que necessitam de ajustes e substituição de moldes e outros dispositivos, em equipamentos compartilhados.

O supply chain envolve diversos setores, como:

  • compra;
  • armazenamento;
  • vendas;
  • logística;
  • transporte;
  • entrega;
  • e outros.

Quais são os principais sistemas de gerenciamento de logística?

  • TMS. O gerenciamento de transporte TMS, sigla para Transportation Management System, é o Sistema de Gestão de Transportes. ...
  • WMS. ...
  • Sistemas de monitoramento de entregas. ...
  • Sistemas de roteirização. ...
  • Sistemas de gestão de frotas.

Setup interno é toda e qualquer ação, organização, limpeza, montagem, remoções, inserções, ajustes e inspeções que só podem ser realizadas com a(s) máquina(s) parada(s). De forma análoga, a realização do setup externo acontece independente do estado da máquina, ou seja, realiza-se com a(s) máquina(s) funcionando.

Qual a origem do Lean Manufacturing? A origem da filosofia de manufatura enxuta vem do Japão após a segunda guerra mundial.

O termo "Lean" foi reconhecido originalmente como um modelo de produção no livro The Machine that Changed the World, de James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, publicado nos Estados Unidos em 1990.

Secretaria Municipal de Educação. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

As inscrições serão somente online, por meio do link https://contratacaosme.prefeitura.sp.gov.br. Somente é possível escolher somente em uma Diretoria Regional de Educação.

O auxiliar técnico de educação controla horário de entrada e saída dos alunos e mantém a diretoria e professores informados sobre ocorrências com alunos. O profissional ainda faz serviços administrativos, participa de atividades extracurriculares e pode prestar atendimento em casos de baixa gravidade.

Setup é um processo de mudança da produção de um item pra outro em uma mesma máquina ou equipamento que exija troca de ferramentas, ajustes e ou dispositivo.

Quando o SMED é aplicado de forma correta, se torna possível que as máquinas demorem menos tempo para retomar a produção, o que gera mais flexibilidade para atendimento do cliente com redução drástica de desperdícios.