O que significa ABC da vítima?

Perguntado por: ematiass . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O ABCDE do trauma é uma abordagem sistematizada, a triagem que deve ser empregada no atendimento a pacientes durante urgências e emergências no trauma. Cada letra do acrônimo ABCDE corresponde a uma avaliação a ser realizada nesse atendimento, que deverá seguir uma ordem específica.

O famoso mnemônico do trauma “abcde” ganhou, na 9ª edição do PHTLS 2018, no capítulo 6 , mais uma letra: o x. O “x” é referente à hemorragia exsanguinante ou hemorragia externa grave. O atendimento pré-hospitalar nas situações de trauma sofreu, assim, uma substancial alteração.

As Diretrizes da AHA 2010 para RCP recomendam uma alteração na seqüência de procedimentos de SBV de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C- A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebes (excluindo-se recém-nascidos).

O ABCDE

  1. A (airway) Via aérea e coluna cervical. Nesta etapa o médico deverá checar se a vítima está com as vias aéreas desobstruídas. ...
  2. B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  3. C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  4. D (disability) Exame neurológico. ...
  5. E (explosure) Exposição e controle térmico.

O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.

Aplique uma camada fina de ABC® creme nas áreas afetadas da pele, duas a três vezes por dia, e friccione delicadamente. Cerca de meio centímetro do creme é geralmente suficiente para tratar uma área da pele de aproximadamente 25 cm2 (correspondente a área da palma da mão).

O que é Curva ABC

  1. Categoria A: Produtos com maior faturamento;
  2. Categoria B: Produtos com faturamento médio; e.
  3. Categoria C: Produtos com baixo faturamento.

Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.

  1. A – Gerenciamento de Vias Aéreas e Estabilização da Coluna Cervical. No A, deve-se realizar a avaliação das vias aéreas. ...
  2. B – Respiração (ventilação e oxigenação) No B, o socorrista deve analisar se a respiração está adequada. ...
  3. C – Circulação (perfusão e outras hemorragias) ...
  4. D – Deficiência. ...
  5. E – Expor / ambiente.

Regra dos 3C

  • checar o ambiente: veja se há riscos de explosão ou outros eventos,
  • chamar ajuda: ligue para números oficiais, como 190, ou peça ajuda para outras pessoas na estrada;
  • cuidar da vítima: por fim, analise a situação e veja como você pode ajudar a vítima com base nos procedimentos de primeiros socorros.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Cada letra corresponde à um sistema, em ordem do que causa morte do paciente mais rapidamente. Antes de começar a avaliação, devemos estabilizar a cervical do paciente com suspeita de trauma com alta energia cinética (acidades automobilísticos, quedas de grandes alturas, etc) em que há risco de lesão de coluna.

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

OVACE consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia.

A curva ABC, também conhecida como controle ABC , é parte integrante do gerenciamento de materiais. É um método de categorização de estoque, que o classifica principalmente em três categorias distintas com base na geração de receita.

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.

Curva ABC, ou Classificação ABC, é uma metodologia que permite a classificação das informações quanto ao seu grau de importância. Para isso, utiliza a regra 80/20, uma teoria que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas. A ferramenta é muito utilizada para o controle de estoque de empresas.

Sinais Vitais: Etapa da avaliação onde o socorrista 2 realiza a aferição da respiração, pulso, pressão arterial e temperatura relativa da pele do paciente.