O que significa Arroboboi Oxumaré?

Perguntado por: adamasio8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

"Arroboboi Oxumarê!" - A saudação tem o significado de “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”. O Orixá Oxumaré (também conhecido como Oxumarê) representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza.

Oxumaré na Umbanda
Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

"Arroboboi Oxumarê!" - A saudação tem o significado de “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”. O Orixá Oxumaré (também conhecido como Oxumarê) representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza.

Seus números para sorte: 5, 7 e 13. Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris. Rege a sorte e riqueza.

Oxumaré e Oxum formam a segunda linha de Umbanda, a linha do Amor e da Concepção.

banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces. Geralmente oferendamos duas frutas de cada tipo, ou então em números pares, em razão do simbolismo ligado à onda dupla de Oxumarê e ao sentido da união e da atração de energias.

História de Oxumaré
Mas devido a praga jogada em Nanã, Oxumaré também nasceu com problemas de formação, sem braços e pernas, como uma serpente, ele rastejava pelo chão como o réptil, mas a sua forma era humana.

Divino Pai Oxumaré, faça com que nossa Fé, Respeito e Amor por nosso Divino Criador, Olorum e pelos Sagrados Orixás, se renove a cada dia com maior intensidade, tornando-nos equilibradores e renovadores de nossas vidas e das vidas de nossos irmãos.

Oxumarê usava seu poder de dominar as cobras. As vezes transformava-se em uma delas e escapava dos golpes mortais do machado de Xangô. Mas Xangô venceu. Xangô matou Oxumarê.

Na antiga África negra, em tempos imemoriais, vivia Oxumarê, filho de Nanã, a mais antiga das mulheres.

Angorô, Angolô ou Ongolô (em quimbundo: Angolo ou Hongolo; em quicongo: (N)kongolo), na mitologia bantu, é o inquice do arco-íris, que traz a fertilidade do solo com suas chuvas. Também é a serpente de duas cabeças que liga o céu e a terra e equivale ao orixá Oxumarê.

Saudação ao orixá Oxumarê

  1. Termo: Arroboboi.
  2. Significado: Salve o Senhor das águas supremas!
  3. Expressão corporal: mãos postas em oração à frente do corpo, com uma pequena distância, sem cruzar os dedos.

Dia: segunda-feira, junto com Omolu e Nanã. Oferenda: Ànàmó ejò – batata doce amassada em forma de cobra.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos.

Sob essa forma, segundo alguns mitos, Oxumarê encarna sua figura mais negativa, provocando tudo que é mau e perigoso.

24 de agosto

Oxumarê faz parte do trono masculino do amor na Umbanda, tendo sincretismo com São Bartolomeu, e sua data comemorativa é o dia 24 de agosto.

Continuar lendo Qual o mês de Oxumarê?