O que significa beber muita água e urinar pouco?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Durante este processo de desidratação também sentiremos menos vontade de urinar e teremos menos saliva. Também há a possibilidade de sentirmos tonturas porque o cérebro está tentando se adaptar à falta do líquido.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.

Para tratar a retenção urinária crônica, o urologista pode colocar uma sonda na bexiga, remover o agente causador da obstrução, receitar antibióticos caso de trate de uma infecção ou remédios que promovem o relaxamento da musculatura lisa da próstata e da uretra.

Sentir muita vontade de urinar com pouca urina para eliminar são sintomas típicos de cistite e alterações da próstata. A vontade de urinar nesses casos é frequente e muitas vezes urgente, como nas doenças da próstata. Contudo, no momento da micção, a pessoa tem dificuldade em eliminar a urina e o volume é pequeno.

Urina transparente
Além disso, a urina pode ficar transparente em quadros de diabete descontrolada, o que também faz com que a pessoa precise ir ao banheiro com mais frequência.

Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Desta forma, a falta de água no corpo humano diminui a quantidade de vezes que o indivíduo urina durante o dia, ou seja, ele deixa de fazer a limpeza necessária aos rins.

Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
Além disso, tomar muito café ou outros alimentos que contém cafeína como chá preto, chocolate e chá mate também pode aumentar a frequência urinária porque além de terem água, a cafeína é um diurético natural.

Bexiga Hipoativa ou “Preguiçosa
A bexiga hipoativa é a incapacidade do detrusor (músculo da bexiga) de se contrair adequadamente para eliminar o conteúdo urinário.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia. Devido a esse acúmulo e a diminuição da produção de alguns hormônios, a pessoa começa a se sentir doente.

Condições como hipertensão - aqui no Brasil é a principal causa de insuficiência renal e diabetes — no mundo é a principal causa de insuficiência renal e no Brasil é a segunda causa. Tanto a hipertensão quanto a diabetes afetam a função renal ao danificar os filtros dos rins, os néfrons, os glomérulos.

Medicamentos que causam retenção urinária
Podem ser alguns relaxantes musculares, anti-inflamatórios não esteroides, antidepressivos, antipsicóticos, anfetaminas, remédios para incontinência urinária, etc.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.