O que significa dizer que é um país megadiverso?

Perguntado por: exavier2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os países megadiversos são aqueles que abrigam os maiores índices de biodiversidade, incluindo uma grande quantidade de espécies endêmicas.

Atualmente, fazem parte do grupo de megadiversos os seguintes países: África do Sul, Bolívia, Brasil, China, Colômbia, Congo, Costa Rica, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Madagascar, Malásia, México, Peru, Quênia e Venezuela.

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

O Brasil possui características favoráveis para abrigar uma imensa variedade de espécies, animais e vegetais, tais como dimensão continental, clima tropical, inúmeras reservas florestais e localização geográfica favorável para o desenvolvimento das espécies.

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Floresta Atlântica

As florestas atlânticas são compostas por ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes, com exemplares que chegam a atingir 50 metros de altura, e grande diversidade de briófitas, cipós e epífitas, como bromélias e orquídeas.

Os 17 países segundo o World Atlas
“Diz-se que 17 dos países do mundo são megadiversos. São Venezuela, Estados Unidos, África do Sul, Filipinas, Peru, Papua Nova Guiné, México, Malásia, Madagascar, Indonésia, Índia, Equador, República Democrática do Congo, Colômbia, China, Brasil e Austrália.”

Quais são os tipos de biodiversidade?

  • 1) Diversidade genética. Quando há indivíduos de uma mesma espécie, mas que não são geneticamente semelhantes. ...
  • 2) Diversidade orgânica. Abarca os indivíduos que possuem um rastro evolutivo em comum. ...
  • 3) Diversidade ecológica. ...
  • Por que a biodiversidade é importante?

Indonésia

2. Indonésia. Em segundo lugar temos a Indonésia, um grande arquipélago com 7 ilhas cheias de biodiversidade.

A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de animais e vegetais.

Os 12 países que compõem o grupo dos megadiversos são: Brasil, China, México, Índia, Colômbia, Venezuela, Peru, Costa Rica, Equador, África do Sul, Quênia e Indonésia. Estes países possuem cerca de 70% da biodiversidade mundial.

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

De acordo com o Centro Mundial de Monitoramento da Conservação, para que um país seja considerado megadiverso, ele deve:

  • Ter, pelo menos, 5.000 plantas endêmicas.
  • Ter ecossistemas marinhos dentro de suas fronteiras.

A biodiversidade é importante em diversos aspectos. De acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, a biodiversidade apresenta valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. O desmatamento é responsável pela destruição do habitat de várias espécies.

O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2. Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul.

A perda de biodiversidade se refere à redução ou desaparecimento da diversidade biológica, ou seja, a variedade de seres vivos que habitam o planeta, seus diferentes níveis de organização biológica e sua respectiva variabilidade genética, assim como os padrões naturais presentes nos ecossistemas.