Que significa dizer que o Brasil é um país pluricultural?

Perguntado por: osales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O Brasil é um país multiétnico, formado por uma vastidão de povos e culturas diferentes. Essa mistura resultou num país com enorme diversidade cultural. A diversidade cultural brasileira deriva da intensa e complexa diversidade étnica.

A educação pluricultural pauta-se em patrimônio material e imaterial de um povo, cuja nação é formada pela diversidade cultural e étnica onde as pessoas que nela residem carregam consigo princípios e valores que muitas vezes não são reconhecidos. Logo, se tem políticas que subjazem, orientam esses mecanismos culturais.

Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si.

Pela sua formação histórica, o Brasil é um país miscigenado cultural e etnicamente. Os portugueses, que eram brancos, tiveram filhos com índias e negras. Por sua vez, os negros também se uniram com indígenas. Os filhos nascidos dessa união foram classificados pelo tom da pele como mulatos, cafuzos e caboclos.

A população brasileira é bastante miscigenada, devido à mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. Diversas raças favoreceram para a composição do povo brasileiro. Os principais foram os povos indígenas, africanos, imigrantes, europeus e asiáticos.

Mestiçagem no Brasil
A união entre os diferentes biotipos humanos acabou gerando indivíduos que não eram completamente indígenas, brancos ou negros, no que se refere ao aspecto genético. Este fenômeno é chamado de miscigenação ou mestiçagem e está muito presente na sociedade brasileira.

O que é Pluricultura:
Local ou aquilo que possui várias culturas. O mesmo que multicultural.

Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.

Um país multicultural é aquele onde diversas culturas podem conviver de forma harmônica, com respeito e interação entre elas. O Brasil é reconhecidamente um dos países de maior abrangência multicultural.

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

Diversidade é a característica predominante do país
Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.

O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação,e se tratando do Brasil,isso ganha maior peso,sendo necessário que haja a coexistência harmoniosa e respeitosa entre as diferenças entre culturas.

O povo brasileiro é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros.

A Cultura Popular Brasileira
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

Brasil

O caso do Brasil, no entanto, é um tanto peculiar. Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, por exemplo, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura, como a própria cientista define: "O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo."

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

Os mestiços são também chamados de mistos em Moçambique e de pardos no Brasil. É comum a utilização do termo como adjetivo nas expressões raça mestiça ou cor mestiça, sendo inclusive um dos termos aceitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para definir a população brasileira.