O que significa lesma na Umbanda?

Perguntado por: ealves6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O ìgbín ou caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá. Ele representa a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades. Muito sensível, o ìgbín quando pressente qualquer adversidade se recolhe em sua casca.

A lesma-preta é uma espécie de lesma terrestre nativa da Europa. Apenas os adultos têm a cor preta – antes são alaranjados e depois ganham uma cor castanha clara – e podem medir cerca de 15 centímetros.

Caramujo é um reflexo dos espíritos protetores que cercam cada um de nós. O aparecimento de um totem Caracol em sua vida reflete a necessidade de ser mais protetora em seu ambiente. Seja consciente de seu entorno e guarde-se.

As lesmas transmitem doenças aos cães e gatos, isso porque elas carregam dentro e fora do seu corpo bactérias, vírus e vermes. Em caso de contato elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais.

Isso porque esse tipo de animal tem hábitos noturnos. Dessa forma, durante o dia, elas acabam se escondendo embaixo de pedras, vasos ou até mesmo atrás de enfeites do jardim. Portanto, se você desconfia de que há uma lesma na planta, precisará atrair o bichinho para fora do esconderijo.

Lesmas são pragas de hábito noturno, que vivem em locais úmidos e sombreados, se alimentando das plantas durante a noite. De manhã bem cedo ou em dias nublados e úmidos é possível vê-las se alimentando das folhas. As lesmas raspam e comem as folhas, deixando-as perfuradas, podendo atacar ramos e brotações novas também.

Use os pássaros a seu favor. Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.

Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.

Será que as lesmas transmitem doenças? Na verdade, não, as lesmas não são venenosas, embora elas possam causar grandes problemas de saúde, pois carregam parasitas como Angiostrongylus cantonensis, um nematódeo nativo da Ásia que agora se espalhou para partes das Américas, África e Austrália.

No caso, a lesma-do-mar é da espécie Glaucus Atlanticus, que possui o corpo coberto por essas faixas azuis. Além disso, elas devoram as chamadas caravelas-portuguesas e absorvem o veneno delas, que são secretados em apêndices.

Os caramujos aparecem nas hortas por causa de dois fatores básicos: umidade e alimento. Atacam as hortaliças folhosas, como couve e alface, e devem ser exterminados sem o uso de agrotóxico. Os caramujos aparecem nas hortas por causa de dois fatores básicos: umidade e alimento.

De modo geral, os caramujos gostam de lugares com sombra e umidade. Costumam aparecer durante a noite, já quando há umidade das chuvas, eles podem ser vistos também durante o dia. Eles se alimentam de material vegetal, principalmente.

Qualquer tipo de local que contenha plantas, terra ou muita umidade, sem precisar necessariamente ser um jardim, já pode se tornar um local ideal para as lesmas, principalmente se este local estiver num canto escuro. Como elas se escondem durante o dia, dificilmente você encontrará alguma na sua casa.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.