O que significa a Estrela de Davi na Umbanda?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

É o caso da Umbanda, que associa cada vértice dos triângulos a uma entidade umbandista. Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e a perfeição.

É um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio. Cada uma de suas cinco pontas representa um dos cinco elementos manifestados (Fogo, Ar, água e Terra) mais o elemento unificador: o Espírito. Estrela de Cinco Pontas é um poderoso símbolo mágico, muito usado desde a antiguidade.

O que é um Hexagrama:
Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc).

arco e flecha

Seu símbolo é o arco e flecha.

Símbolos da Umbanda
Antes de iniciar as cerimônias na Umbanda é comum uma pessoa iniciada riscar o chão com símbolos diversos: estrelas, cruzes, tridentes, traços retos ou curvos, etc.

O hexagrama sempre foi símbolo de proteção para vários povos. E, segundo a tradição judaica, os soldados do Rei Davi, um dos nomes mais fortes do Antigo Testamento, usavam a estrela cravada em seus escudos para atrair proteção divina.

Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como estrela cigana e estrela de Davi, é o símbolo dos grandes chefes ciganos.

Outro fato é que, também durante o Antigo Testamento, os soldados do Rei Davi, utilizavam, também no peito, o hexagrama. Além disso, durante o nazismo, a estrela amarela era usada para reconhecer os presos, que moravam em campos de concentração.

Como na Umbanda Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, temos a estela de cinco o simbolizando. Para tanto temos que desenhar um pentágono regular, e traçando suas diagonais temos a estrela de cinco pontas.

Para os esotéricos e pagãos, o pentagrama representa os cinco elementos: a terra, o ar, a água, o fogo e o espírito. Os seguidores da Wicca, por exemplo, usam o pentagrama dentro de um círculo como símbolo de sua religião.

Oxum é a rainha soberana das águas dos rios e das cachoeiras. Seu nome deriva da palavra Osun, que é um rio que corre pela região da Nigéria. Por ser a senhora das águas doces, elemento essencial para a existência da vida, ela é uma das responsáveis pela existência humana.

Exu

A estrela de sete pontas inscrita em uma circunferência simboliza Exu, cuja face encontra-se no centro. O número de braços da estrela corresponde ao número de Exu no Candomblé, o número sete.

Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.

Neste livro, é narrada a saga completa de Simas de Almoeda, ou o 'Cavaleiro da Estrela Guia', homem perseguido por uma terrível história e por um sentimento de culpa, apesar de suas boas ações e realizações.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

A cabeça é um lugar sagrado, é onde fica o Orí e a maior concentração de energia da pessoa (Eledá, Axé do Orixá pai/mãe de cabeça). Só os pais ou mães de santo devem colocar a mão na cabeça da pessoa porque é perigoso e pode deixar muito vulnerável.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

A Estrela de Davi está ligada à realeza; antigamente, vários guerreiros do povo de Israel usavam-na nos escudos durante as batalhas. A Estrela de Davi está presente na bandeira de Israel.

Enquanto o Selo de Salomão tem cinco pontas formadas por triângulos entrelaçados, a Estrela de Davi possui seis pontas com triângulos sobrepostos.