O que significa o leão na Umbanda?

Perguntado por: lfreitas6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.

O "Machado de Xangô" ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô. A arma é um machado de duas lâminas que, quando os seus "filhos" (pessoas que dentro dos cultos da umbanda e candomblé incorporam o espírito de Xangô) estão em transe, carregam com as mãos.

Quem se identifica com o leão, busca com seu simbolismo expressar os atributos leoninos de liderança, força, supremacia, beleza, domínio, dignidade e poder. O leão representa realeza, coragem e proeza.

Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...

Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca. Quando fora rei, segundo a lenda, Xangô não poupava esforço para conquistar outros territórios para o seu poderoso reino.

Xangô

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

" Oxum, A Senhora das Corujas!

Leão – Grifo – O signo de leão é o quinto do zodíaco e seus nativos são pessoas exuberantes, vaidosas e que adoram uma boa curtição, além de serem considerados extremamente fiéis. O Grifo, um animal que é metade águia e metade leão, é muito forte, protetor dos deuses e ligado à riqueza e ao ouro.

Miguel

O anjo da guarda dos nativos de Leão é Miguel, o que os faz pessoas muito abençoadas. Ele é conhecido por combater o mal, purificar, trazer proteção e coragem para quem precisa.

Leão. Rei da selva, os leões nos ensinam como abraçar nosso poder pessoal e a autoconfiança, bem como nos alertam sobre situações ameaçadoras em nossas vidas. Nós aprendemos força, assertividade e liderança.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Xangô é associado ao Santo Católico São Jerônimo que foi um sacerdote que viveu como eremita em uma ilha para se dedicar aos estudos sagrados. Além disso, foi um historiador e teólogo. Sua obra mais famosa é a tradução da Bíblia para o Latim. É conhecido como o santo que "escreve a Lei de Deus".

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

Os leões são predadores que se encontram no topo da cadeia alimentar, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Do elemento Fogo, é intenso, mergulha de cabeça nos seus sentimentos e gosta de estar apaixonado. Tem um grande poder de atração e magnetismo. Leoninos e leoninas precisam de manutenção constante da autoestima.

Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua 'retirada estratégica'.

Os filhos de Xangô normalmente são muito fortes, com uma quantidade de gordura corporal em geral mais alta, com uma constituição e estrutura óssea suportando o físico avantajado. Além deles, há os que são mais magros com muita elegância. Eles costumam possuir autoestima elevada e energia muito positiva.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.