O que significa ouvir som agudo?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A frequência coresponde ao número de vibrações por minuto; se o som tem poucas vibrações por minuto o som é grave, se tem muitas o som é agudo.

Também chamado de tinnitus, esse distúrbio faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos.

Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.

"É possível que o cérebro normal tenha mecanismos de geração de alucinações auditivas quando se encontra em presença de silêncio e com a atenção voltada para a audição. Provavelmente a atenção ativa o córtex auditivo mesmo no ambiente silencioso", explicou.

O som agudo identificamos ao ouvir um trompete, violino, apito, um sapo ou quando a voz da pessoa é “fina”.

Um som é dito agudo quando está em alta frequência relativo à audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz (kilohertz) são considerados agudos. Sua propagação tende a ser mais direcional, devido ao curto e pequeno comprimento de onda, diferente dos sons graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.

O zumbido também está associado a problemas cardiovasculares, como a hipertensão, também conhecida como pressão alta. Como o zumbido tem causas e fatores relacionados diversos, é muito importante entrar em contato com um médico e agendar uma consulta para descobrir a causa do zumbido e iniciar o tratamento adequado.

O que é Tinnitus? Também conhecido como tinido, acufeno ou, simplesmente, zumbido no ouvido, o Tinnitus pode ser definido como uma ilusão auditiva. Ou seja, o indivíduo ouve um barulho, mas o som não é de nenhuma fonte externa. Isso ocorre porque há uma alteração na atividade dos núcleos cerebrais da audição.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Assim, quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som. Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina.

A Hiperacusia é uma tolerância colapsada aos sons que acomete pessoas com audição normal, ou seja, não necessariamente com perda auditiva, mas sim uma sensibilidade anormal a sons de baixa ou moderada intensidade — de 5 a 17 decibéis.

De forma resumida, quem sofre com esse distúrbio tem, literalmente, medo de barulho. Isso se dá devido a uma alteração psicológica, que faz com que a pessoa tenha sintomas de ansiedade — como palpitações no coração, boca seca e transpiração excessiva — ao ouvir sons altos.

Mas, “como o nervo auditivo está junto aos nervos vestibulares e as queixas mais vezes referidas pelos doentes dizem respeito à perda de audição e aos zumbidos, chama-se vulgarmente ao tumor neurinoma do acústico”, acrescenta o médico.

Escute mais. Ouvir mais do que falar é a melhor alternativa para ajudar a pessoa em um momento de ansiedade. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo. Porém, respeite o tempo de cada um e evite forçar o diálogo, já que isso pode causar mais ansiedade.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Causas do zumbido no ouvido
Alerta de algum espírito invasor ou alma negativa prestes a te atacar; — Despertar da mediunidade; — Sinais do Universo sobre trabalhos contra seu espírito; — Tentativa de mensagem de algum ente falecido.

A Síndrome da Cabeça Explosiva é um distúrbio do sono do tipo parassonia sensorial, ou seja, uma experiência pouco comum que acontece enquanto uma pessoa dorme. Ela é caracterizada pela sensação de ouvir um barulho muito alto, similar a uma explosão, durante o ciclo vigília-sono.

O silêncio, ao contrário do que se diz por aí, não é ausência total de barulho. Isso não existe nem sequer para quem nasceu surdo.

7 afiado, aguçado, amolado, delicado, fino, intenso, pontiagudo, raro, requintado, claro.

Significado de Agudo
adjetivo Terminado em ponta; afiado, pontiagudo: lâmina aguda. [Figurado] Que é permanente, cortante; fino, penetrante: voz aguda. [Figurado] Com muita intensidade: paixão aguda. [Figurado] Com uma percepção muito elevada, falando especialmente dos sentidos: vista aguda.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.