O que significa sardinha na gíria?

Perguntado por: imata . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

ambiente de trabalho, poucas pessoas vão entender, ou então,... seguida, a fim de conseguir um lucro robusto. cabeças de sardinha e rabos de baleia na Mansão.

1. Em Portugal a expressão significa estar muito apertado. Dentro do ônibus estávamos como sardinha em lata, não dava nem para nos mexermos.

Puxar a brasa para sua sardinha
É levar vantagem exclusivamente em proveito próprio. Veio do espanhol arrimar el ascua a su sardina. Antigamente trabalhadores que moravam em cortiços ganhavam sardinhas, que eles assavam no fogo que iluminava o ambiente.

O apelido surgiu em 2011 quando, em entrevista ao programa 'Bem, Amigos!' do canal SporTV, o técnico Joel Santana, então desempregado, disse que estava a espera de uma proposta de clubes grandes chamando-os de 'peixes grandes' e não de uma 'sardinha' como seria o caso do Tricolor. APITA O ÁRBITRO!

Ser Cabeça de Sardinha pode significar duas coisas: ser empreendedor numa pequena/média empresa ou ser empregado da mesma. Nas duas situações o ambiente é mais informal, todos participam do dia-a-dia das decisões, das vitórias e dos sucessos.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

O time é apoiado por Peixe, apontado como o principal chefe do tráfico na comunidade de Bangu. Outros cabeças da mesma facção criminosa, entretanto, também organizaram suas próprias equipes. A escolha do elenco seria feita através da oferta de regalias ou até mesmo intimidando moradores da favela.

Sujeito bobo, moleirão, incapaz de ser safo. Tolo, crédulo e facilmente enganado. Meu amigo é muito bobo, não faz nada direito, é um verdadeiro zé goiaba!

A sardinha é uma fonte natural de:

  • Proteínas completas e de alto valor biológico;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Vitaminas A, B, D, E e K.

Maribel completa que, de tão pequenas, as espinhas da sardinha podem ser consumidas tranquilamente, sem medo de se engasgar.

Ou seja, as espinhas e escamas são removidas antes de serem enlatadas, tornando-se uma opção prática para o consumo. Além disso, as sardinhas são muitas vezes regadas em azeite, o que lhes confere um sabor característico e as mantém conservadas por mais tempo.

O ditado popular “caiu na rede, é peixe” significa, em linhas gerais, que tudo é aproveitável, mesmo que à primeira vista não seja. Adaptando o provérbio para tempos conectados, quando algo cai nas redes sociais, não se trata mais somente de ser válido ou não, mas sim de perdermos o controle sobre aquilo.

Recorrer à sardinha pode ser também uma forma de elogio: "a mulher quer-se pequenina como a sardinha". A sardinha é assim o peixe que representa aquilo que Portugal tem de melhor, a alegria, as festas populares, as romarias, para o economista e professor universitário.

Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.

Sardinella brasiliensis

A sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) é a espécie componente mais importante da captura de peixes marinhos na costa sudeste-sul do Brasil, entretanto, nos últimos anos, a disponibilidade deste recurso pesqueiro tem mostrado uma clara redução.

Sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis)

Quer a quente, no calor da sardinhada, quer a frio, passadas umas horas, é de uma grande intensidade. A forma de as comermos é simples e só nós o fazemos. E é em cima de uma fatia de pão, à mão, soltando-lhe a pele, com os dedos, que as sardinhas, na verdade, se devem comer!

O peixe recém-pescado não fede. Mas, quando começa a decomposição, são produzidos e liberados no ar vários compostos químicos de odor muito forte. Um dos mais característicos é o óxido de trimetilamina (OTMA).

Isso acontece porque a sardinha contém uma substância chamada trimetilamina (TMA), que é liberada quando o peixe é manipulado ou cozido. Essa substância é responsável pelo odor forte e característico da sardinha e pode ficar impregnada nas mãos por horas.