O que substitui o ensino médio?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O curso técnico é uma ótima opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, pois além de curta duração, pode ser realizado mesmo sem a conclusão do ensino médio.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Se você não conseguiu o diploma do Ensino Médio no período adequado e agora não pode fazer uma faculdade ou receber aquela promoção, esse será o seu último ano sem o seu certificado de conclusão. Isso é possível por meio de um exame chamado Encceja, que acontece anualmente pelo Inep.

Leia abaixo algumas profissões que não exigem ensino médio:

  • Profissional de serviços gerais. ...
  • Profissional da mecânica. ...
  • Profissional de padaria. ...
  • Auxiliar de construção. ...
  • Profissional de costura. ...
  • Profissional de açougue. ...
  • Motorista de caminhão.

O Ministério da Educação indica que não é necessário ter Ensino Médio completo para fazer um curso técnico.

Denominados de cursos técnicos, destinam-se a pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.

A maneira de ingressar em um curso técnico é bem simples, mas pode variar de acordo com cada instituição, algumas exigem que o aluno esteja cursando o segundo ano do médio, por exemplo. Em outras, o aluno deverá ter o ensino fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

Como se matricular
O interessado deve acessar o site www.cps.sp.gov.br, clicar no link “EaD” e escolher a opção “Ensino Médio – EJA”.

Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.

Caso o estudante esteja muito atrasado, o colégio é autorizado a avaliá-lo através de exame classificatório, posicionando-o em uma série compatível com sua idade e conhecimento. No ensino médio o estudante conclui o 2º ou 3º ano em 3 meses.

O Supletivo em 6 Meses é um processo de Classificação/Reclassificação que consiste em uma prova que avalia seus conhecimentos, e a nota obtida o recoloca na série/ano pertinente. Assim você cursa apenas as séries necessárias e conclui seus estudos em até 6 meses.

15 anos

Qualquer pessoa pode fazer o Encceja, desde que tenha a idade mínima exigida: 15 anos completos na data de realização do exame para fazer as provas do ensino fundamental; 18 anos completos na data de realização do exame para fazer as provas do ensino médio.

Os candidatos inscritos no Ensino Médio terão as seguintes opções de prova:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

EJA – Supletivo para terminar os estudos
Através da EJA é possível conseguir o certificado do ensino fundamental, para estudantes com idade mínima de 15 anos, e médio, para maiores de 18 anos. Os conhecimentos dos alunos são avaliados por uma prova realizada pelas secretarias de educação dos municípios e estados.

Caso o estudante ainda não tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio, é possível concluir essa etapa através do EJA (Educação para jovens e adultos) ou do Encceja (Exame Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).