O que tem mais de um sentido?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Designação vulgar de vagina, vulva.

substantivo feminino [Pejorativo] Tabu. Mulher que faz relações sexuais por dinheiro; prostituta. [Pejorativo] Figurado. Aquela que não tem pudor; libertina ou despudorada.

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

1. Que contém o dobro. 2. Que contém duas vezes a mesma quantidade (ex.: café duplo).

O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.

As frases declarativas representam a constatação de um fato pelo emissor. Levam ponto final e podem ser afirmativas ou negativas. Declarativas afirmativas: O documento foi enviado ontem.

Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo. Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.

A essas relações de sentido damos o nome de sinonímia (quando o sentido é igual ou similar) e de antonímia (quando o sentido é oposto), tendo as palavras sinônimas e antônimas, respectivamente.

Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo). Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado.

As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.

putain f [pej.]

Boa noite. Bn, vou dormir.

Significado de Periquita
substantivo feminino Pop ch Vulva.

Fonética e códigos
"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.