O que vem depois do 5G?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O 6G vai atingir pela primeira vez a frequência do terahertz, ou THz — atualmente, as frequências operadas vão até o gigahertz (GHz).

Enquanto o 4G possui velocidade de transferência de dados de até 1 gigabyte por segundo, no 5G “puro” essa velocidade pode chegar até 10 gigabytes por segundo. Já, com a nova tecnologia 6G essa conexão chega a ser 100 vezes mais rápida, com 1 terabyte por segundo.

Não é possível transformar um smartphone 4G em um aparelho 5G. Celulares comercializados sem indicação de compatibilidade com a nova internet permanecerão assim. Com a chegada do 5G ao Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre seu funcionamento e os celulares compatíveis.

O 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio até 2045 e provavelmente mostrará desempenho, pelo menos, 100 mil vezes mais rápido do que a tecnologia 5G, lançada em 2020. É o que dizem futurólogos, doutores em tecnologia e entusiastas no assunto.

O 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio até 2040-2045 e provavelmente será pelo menos 100 mil vezes mais rápido que a tecnologia 5G,lançada em 2020. É o que dizem futurólogos, doutores em tecnologia e entusiastas no assunto.

Em 2030, a internet estará submersa. É verdade que grande parte da internet já está submersa – viajando através de cabos de fibra óptica que transportam quase todo o tráfego transoceânico. E os cabos ainda serão a base da internet global em 2030.

Países como Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia, Finlândia e Japão já afirmaram ter interesse no 6G, e em alguns as pesquisas já tiveram início. Acredita-se que o 6G provavelmente estará disponível comercialmente pelos anos de 2030.

O 6G já tem espaço na pauta das telecomunicações do Brasil mesmo sem o 5G ter sido implantado em boa parte do país. Como entender essas prioridades? De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, a implantação completa da rede móvel de quinta geração ocorrerá em 2029.

Quando chega o 6G? Essa é a pergunta que todos estão fazendo. Dado que o 5G está em desenvolvimento há 11 anos e ainda engatinha (o Brasil vai leiloar as frequências apenas em 2020, se nada der errado), a previsão é de que o 6G não esteja minimamente pronto antes do fim da próxima década.

A rede 5G foi ativada, nesta quinta-feira (6), nas últimas cinco capitais brasileiras que faltavam: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Hoje em dia o celular é usado pra tudo e ficar sem conexão pode ser um problema. Então se você fica conectado nas redes sociais, usa internet do seu celular para assistir vídeos, filmes, séries ou jogar, o ideal é que seu plano tenha no mínimo 12GB mensais.

A tecnologia 4G vai acabar? Não. Para que a rede 4G fosse desligada, seria necessário que todos os brasileiros passassem a utilizar apenas o 5G, algo que não deve ocorrer antes de 2029, segundo especialistas.

A sua descontinuidade ocorrerá somente quando não existirem mais aparelhos sem compatibilidade com a rede 5G. O sinal 4G continuará com a mesma qualidade e os planos manterão os valores”. Já em relação à conexão 5G, ele ressalta que as operadoras não sinalizaram que irão aumentar os valores dos pacotes.

Por tanto, se seu aparelho não tem conexão 5G não há nada que possa ser feito para que ele se torne apto a receber a tecnologia e, neste caso, caso queira utilizar o novo modelo de conexão móvel vai ser preciso trocar seu aparelho.

É justamente esse período de oito anos que a China prometeu lançar ao mercado a sexta geração da internet móvel, ou seja, o 6G para sua população.