Qual foi o último salmo que Davi escreveu?

Perguntado por: hmuniz . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Salmo 150

O Salmo 150 é o 150.º e último salmo do Livro dos Salmos. O Livro dos Salmos faz parte da terceira seção da Bíblia hebraica, e é um livro do Antigo Testamento cristão.
...
Salmo 150.

Autores dos salmos: Os títulos identificam os autores da maioria dos salmos.

  • Davi escreveu 38 ou 39 de 41 salmos no Livro I. Davi – 3-9,11-32,34-41 2* ...
  • Ele escreveu 18 de 31 salmos no Livro II. Davi – 51-65,68-70. ...
  • Asafe e os Filhos de Corá, cantores em Jerusalém, escreveram quase todos os salmos no Livro III. Davi – 86.

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Embora não seja mencionado, provável é que Davi tenha escrito este Salmo e talvez alguns, ou todos os outros de Corá. Corá morreu sob a ira de Deus [Nm 16.31], mas seus filhos foram perdoados [Nm 26.11]. Assim, estes Salmos especiais contam da Graça redentora.

É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

O Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de ser guerreiro e rei, foi pastor de ovelhas. Como pastor, Davi levava suas ovelhas para boas pastagens e até enfrentou animais selvagens ferozes para as proteger (1 Samuel 17:34-35). Ele entendia a importância do pastor para a ovelha.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

Salmo 51:1 – Apaga as minhas transgressões
(Este é um Salmo de Davi, escrito quando Natã, o Profeta, foi até ele depois de Davi ter pecado com Bate-Seba e assassinado o marido dela, Urias [2Sm 12].

O autor deste salmo é desconhecido, assim como a ocasião em que foi composto. Não se sabe, também, por que este salmo foi colocado entre aqueles que são chamados de “Cânticos dos Degraus”.

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v. 5,11). Passava pelo túnel sombrio da depressão.

O que podemos aprender sobre o arrependimento ao estudar as súplicas de Davi no salmo 51? Ele reconheceu seu pecado (versículos 3–4) e orou pedindo misericórdia (versículo 1), purificação (versículo 2) e “um espírito reto” (versículo 10).

No Salmos 42, o Salmista Davi nos revela o seu profundo anseio pela presença de Deus. “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”.

1 Aquele que habita no aesconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele aconfiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Não se sabe quem escreveu o salmo 92, apenas se sabe que ele foi escrito para ser entoado no dia do Shabbath judaico, o dia em que os judeus separavam para louvar e adorar a Deus e não realizar mais nenhuma outra atividade.