Como Davi mostrou que estava arrependido?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

“Arrependimento” vem de uma palavra grega que significa conversão, mudança de direção e mudança de mente. Após cometer erros ou pecar, escolher se arrepender significa desejar ativamente uma mudança de comportamento, mentalidade e atitude em relação ao erro cometido.

É por isso que a Bíblia mostra: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Atos dos apóstolos 3:19,20).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Todavia, Davi não teve medo porque acreditava no poder de Deus. Portanto, não podemos nos esquecer de que, no poder do Senhor, podemos matar todos os gigantes que nos afligem. Também, como os soldados israelitas, hoje, muitos soldados do exército de Cristo andam desanimados.

Davi, mesmo depois que se torna rei, busca viver sua vida como Deus queria e, quando ele falhou, foi sincero quanto ao seu erro, não culpando ninguém, se arrependendo amargamente por ele, e foi perdoado. Na maioria das vezes, a vontade de Deus é contra a nossa.

Por mais que fosse "liberado" para ele, como rei, se casar com quantas mulheres quisesse, ele não era de nenhuma e, portanto, nunca desfrutou de todos os benefícios de um verdadeiro casamento, em que um homem e uma mulher são exclusivos um do outro.

13 Então disse Davi a Natã: aPequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor bpôs de lado o teu pecado; não morrerás.

Antes da luta, a maioria das pessoas teria dito que Davi não tinha chance. Mas Davi mostrou que “para Deus nada será impossível” (Lucas 1:37). Com a ajuda de Deus, você pode permanecer firme com fé e ser vitorioso.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

A fuga dos hebreus do Egito, conhecida como Êxodo, ocorreu sob a liderança de Moisés, para guia-los à Terra Prometida. Após quarenta anos de jornadas pelo deserto, os hebreus acabaram retornando à Palestina, sob a liderança de Josué.

  • Um menino corajoso. Davi era o menor na casa de Jessé e, por causa da sua estrutura física, era desprezado diante dos irmãos guerreiros. ...
  • Um servo obediente. ...
  • Um guerreiro de fé

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

Aí depende do momento, assim temos a Desistência Voluntária, o Arrependimento Eficaz e o Arrependimento Posterior.

O arrependimento é o segundo princípio fundamental do evangelho e é produto da fé. Aquilo de que necessitamos na Igreja, bem como fora dela, é arrependimento. Necessitamos de mais fé e mais determinação de servir ao Senhor.

Arrependimento e remorso
Assim, o remorso é um sentimento que prende um indivíduo ao passado, enquanto o arrependimento liberta a pessoa para viver o futuro de uma forma mais consciente, aceitável e feliz.

É uma mudança na mente e no coração que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre o mundo. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.