Em que situação Davi escreveu o Salmo 23?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Que o mundo está passando por tribulações, medos e apreensões ninguém duvida. Todos os dias há notícias de novas doenças, novos vírus, novos males, novas guerras.

Quando Davi escreveu o Salmo 23 já era Rei de Israel, e mesmo assim ele se considerou como uma ovelha guiada pelo Pastor. O nosso problema é que crescemos e achamos que podemos nos conduzir sozinhos. A independência cega nos afasta da leveza dos pastos verdejantes e águas tranquilas.

Davi era um menino pastor, ruivo e corajoso, que fora tirado dos currais de ovelhas para governar Israel (Salmos 78: 70-72). Neste poema, ele canta ao verdadeiro Pastor e Rei dos homens. Não se sabe ao certo em que período da sua vida Davi escreveu este Salmo.

Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

Ainda Que Eu Andasse Pelo Vale Da Sombra Da Morte… A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam… Certamente Que a Bondade e a Misericórdia Me Seguirão Todos Os Dias Da Minha Vida…

Deus é a fonte da sua provisão
Uma das primeiras coisas que Davi faz no Salmo 23 é chamar Deus de pastor. Quando ele faz isso, revela duas coisas: Que Davi conhece o caráter zeloso do seu Deus. Que Davi reconhece a sua dependência do Senhor.

Faz a comparação entre a figura do Pastor de Ovelhas e do Deus Pastor. Assim, ele utiliza do seu talento (harpista) e sua habilidade (cuidador de ovelhas) para exemplificar de forma poética e musical que é importante e necessário crer em Deus.

A vara é um pedaço de pau curto, era uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade de Deus. 2. O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.

Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.

O grande significado por trás do Salmo 23
E o bom mesmo seria, se lembrássemos desse Salmo sempre que tudo parecesse está fora do controle. Ele quis dizer que, embora as coisas possam se parecer complicadas, não há nada que nos falte.

Duas figuras de linguagem são usadas pelo salmista; Deus como Pastor e Anfitrião. Os rabinos também viam neste salmo Yahwéh como um Guia e acima de tudo como o Senhor Absoluto.

A designação “pastos verdejantes” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “pastos de grama nova”. Mas o hebraico neoth, “pastos”, também pode ser traduzido por “habitação”, ou mais especificamente, “habitação de pastor”.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

1 <<Salmo de Davi>> O SENHOR, ouve a minha oraçäo, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça. 2 E näo entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista näo se achará justo nenhum vivente.

b) o cajado é utilizado para que as ovelhas machucadas sejam trazidas até os braços do/a pastor/a ou para erguer aquelas que caíram. Com a parte de cima do cajado, que tem o formato de um gancho, o/a pastor/a estica o cajado e com o “gancho” pega a ovelha e recolhe aos seus braços.