Onde está o erro ou aonde está o erro?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

A diferença dos dois termos está justamente na sua condição de lugar fixo ou de ação continua: Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está?

Resposta verificada por especialistas. O correto é escrever "Onde você trabalha?", pois há ideia de lugar fixo, permanência em determinado local: quem trabalha trabalha em algum lugar, não a algum lugar.

O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar.

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…

São exemplos de pronomes relativos são: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc.

De onde indica de que lugar. Onde indica em que lugar. Aonde indica para que lugar.

Usamos "onde" para indicar lugar fixo, ou seja, o lugar em que se está. Usamos "aonde" para indicar mudança de lugar, ou seja, o lugar a que se vai. "Aonde" é equivalente a "a que lugar".

Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:

  • “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.
  • “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá. Certinho ?

Ricardo vai à praia. A Preposição “a” é exigida pela regência do Verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar) e o Artigo “a” acompanha o Substantivo “praia”. Assim, a Crase ocorre devido à união dos sons de duas vogais iguais mas que exercem funções sintáticas diferentes (uma é Preposição e a outra é um Artigo).

A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".

Onde: O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. Aonde: Assim como o advérbio onde, também é usado para indicar lugar em que algo ou alguém está, contudo, deve-se observar se o verbo com o qual ele se relaciona exige a preposição “a”.

Advérbio interrogativo
Ocorre em frases interrogativas directas ou indirectas e significa «em que lugar»: (1) «Onde moras?» (= Em que lugar moras?)

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

Uso do pronome relativo ONDE
O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.

Frequentemente observamos o uso indiscriminado de onde no lugar de em que, sobretudo em linguagem informal. No entanto, é importante lembrar que o emprego de ambos tem algumas distinções. Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Onde e aonde: Classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, o advérbio é a palavra que fica próxima do verbo (ad-vérbio).

Continuar lendo Onde foi ou aonde foi?