Onde o axé é mais popular?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Conhecido como um forte gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980, o axé está diretamente ligado ao carnaval de Salvador e a alegria dessa que é uma das mais populares manifestações festivas do Brasil.

Quem nunca ouviu falar de uma das palavras mais marcantes e simbólicas das matrizes africanas? Provavelmente o primeiro contato de muitas pessoas com o axé aconteceu com o gênero musical que surgiu na década de 1980 no estado da Bahia e marcou o ritmo alegre e dançante do brasileiro.

Nem Daniela Mercury, nem Chiclete com Banana. O artista baiano que trouxe a axé-music pela primeira vez a Brasília foi o agora evangélico Cid Guerreiro, autor do Ilariê, o maior sucesso de Xuxa.

Viena

Viena é conhecida como a capital da música do mundo.

16 de agosto de 2014

A última edição do evento foi realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2014, pela primeira vez em agosto, mês fora do que acontecia há mais de 10 anos, e de volta à Arena Independência onde foi realizado pela primeira vez em 1999, teve como atrações essa edição.

Bahia, terra do Axé, do carnaval, de grandes artistas da música brasileira. Um estado que atrai turistas do mundo inteiro para acompanhar de perto a sua vasta cultura e suas belezas naturais.

E como surgiu? Para saber onde surgiu o Axé, vamos fazer um passeio pelas ladeiras de Salvador, na Bahia. Nos anos 1980, essa música dançante já começou a fervilhar na folia do Carnaval baiano, com influência dos ritmos: Frevo, Reggae, Maracatu, Forró, Samba-reggae e afins.

Um dos conceitos que evidenciam o axé é a mistura de ritmos que formam a sua essência. Entre eles podem ser citados o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros afro-latinos.

O axé é um gênero musical relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano.

A axé music propriamente dita nasceu no estúdio WR, no bairro da Graça, em Salvador, com a formação de um grupo de músicos jovens que viria a substituir a banda residente, comandada por Toninho Lacerda (irmão do pianista Carlos Lacerda). O primeiro, da nova leva, a ser contratado foi o baterista Cesinha.

Mas, no Brasil, o cenário é o Carnaval de Salvador e a fórmula, que também tem ambição, rivalidade e muito ressentimento, foi responsável pela ascensão e queda do axé (veja, abaixo, os correlatos da música baiana no pop).

Hoje é dia de Ivete Sangalo! A Rainha do Axé, considerada uma das maiores e mais queridas artistas do Brasil, comemora 50 anos nesta sexta-feira (27).

O cantor Roberto Carlos começou a ser chamado de rei na década de 1960.

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um cantor, compositor e dançarino estadunidense. Apelidado de "Rei do Pop", foi um dos ícones culturais mais importantes e influentes de todos os tempos e um dos maiores artistas da história da música.

Londres

1. Londres, Inglaterra. Vamos começar pelo berço de grandes nomes, como Sex Pistols, Pink Floyd, Queen, David Bowie, Rolling Stones e The Who: Londres! Não é por acaso que ela é conhecida como a capital dos pubs, onde diversos desses nomes tocaram pela primeira vez.

– Músicas que maravilhosamente cantam a Bahia: Você já foi à Bahia? (Dorival Caymmi). Saudades da Bahia (Dorival Caymmi). Acontece que eu sou baiano (João Gilberto). Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu (Wander Pires).

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

Luiz César Pereira Caldas (Feira de Santana, 19 de janeiro de 1963) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro. É conhecido como o precursor axé, quando atingiu sucesso nacional em 1985 com a música "Fricote", além de um dos principais nomes do Carnaval de Salvador.

O estilo “Axé”, inicialmente sem o “music”, nasceu no bairro da Graça, em Salvador, com a formação de um grupo de músicos jovens comandada por Toninho Lacerda para o estúdio WR. No entanto, a canção “Fricote” de Luiz Caldas é considerada a responsável por “abrir as portas” do Axé para o Brasil inteiro.

São João: capital do axé, Salvador se rende às festas juninas com mais de 230 atrações musicais | Jornal Hoje | G1.

Axé significa "a energia positiva que permite que todas as coisas venham a existir". A escolha dessa palavra da língua africana Yorubá é mais que uma homenagem a cultura afro-brasileira, é também uma convicção de que as crianças, adolescentes e jovens são a energia mais preciosa de cada nação.