Qual foi o último axé Brasil?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

16 de agosto de 2014

A última edição do evento foi realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2014, pela primeira vez em agosto, mês fora do que acontecia há mais de 10 anos, e de volta à Arena Independência onde foi realizado pela primeira vez em 1999, teve como atrações essa edição.

Axé significa "a energia positiva que permite que todas as coisas venham a existir". A escolha dessa palavra da língua africana Yorubá é mais que uma homenagem a cultura afro-brasileira, é também uma convicção de que as crianças, adolescentes e jovens são a energia mais preciosa de cada nação.

Capítulos: Bandas de axé music, Cantores de axé, Álbuns de axé, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Netinho, Banda Eva, Durval Lélys, Gilmelândia, Chiclete com Banana, Babado Novo, Fabricio Kraychete, Asa de Águia, Banda Beijo, Luiz Caldas, Alinne Rosa, Cheiro de Amor, Banda do Bem, Bell ...

A axé music propriamente dita nasceu no estúdio WR, no bairro da Graça, em Salvador, com a formação de um grupo de músicos jovens que viria a substituir a banda residente, comandada por Toninho Lacerda (irmão do pianista Carlos Lacerda). O primeiro, da nova leva, a ser contratado foi o baterista Cesinha.

O artista baiano que trouxe a axé-music pela primeira vez a Brasília foi o agora evangélico Cid Guerreiro, autor do Ilariê, o maior sucesso de Xuxa.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

É mais usado na Bahia , Pois a maioria dos cantores de Axé são de lá.

Conhecido como um forte gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980, o axé está diretamente ligado ao carnaval de Salvador e a alegria dessa que é uma das mais populares manifestações festivas do Brasil.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás.

Atribui-se ao jornalista baiano Hagamenon Brito a criação da expressão ;axé music;. ;Ela surgiu em 1987, dois anos depois do marco zero do axé. Teve como base a geração de roqueiros, e eu me incluía, que chamava as coisas bregas de axé.

No entanto, a canção “Fricote” de Luiz Caldas é considerada a responsável por “abrir as portas” do Axé para o Brasil inteiro. essa foi lançada em 1985 no disco “Magia”, fazendo sucesso inesperado.

O axé é um gênero musical relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano.

Viena

Viena é conhecida como a capital da música do mundo.

Ares musicais e históricos formam a cidade de Tatuí. Localizada a 131 km de São Paulo, é conhecida como a “Capital da Música” graças ao Conservatório Dramático e Musical Dr.