Onde ocorre a evaporação?

Perguntado por: lzaganelli7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ela ocorre na superfície livre dos líquidos, de forma lenta e gradual, em qualquer temperatura. Uma substância quando está no estado líquido apresenta menor força de coesão entre seus átomos do que quando está no estado sólido.

A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. O movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser suficiente para vencer a tensão superficial das substâncias e atingir o processo de evaporação.

Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior. Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.

Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Veja mais detalhes sobre cada uma dessas etapas a seguir!

  • Evaporação. A evaporação é uma transformação física caracterizada pela passagem da água no estado líquido para o estado gasoso, por meio da absorção da energia advinda dos raios solares. ...
  • Sublimação. ...
  • Condensação. ...
  • Precipitação. ...
  • Infiltração. ...
  • Transpiração.

O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes.

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.

A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.

Entre causas externas e internas que atuam na evaporação da água estão a temperatura do ar, a umidade do ar, a velocidade de deslocamento da massa de ar advectiva, radiação solar (intensidade e duração) e natureza da superfície evaporante.

Evaporação: é a primeira etapa, é a mudança da água do estado líquido para o gasoso. Na hidrosfera as águas dos oceanos absorvem energia térmica do sol e mudam para o estado gasoso.

A mudança do estado líquido para o estado gasoso é chamada genericamente de vaporização, pois engloba, além da evaporação, outros dois processos: ebulição e calefação.

Evaporação: este é o método mais simples para separar um sólido do líquido. Consiste em deixar a mistura em repouso ou aquecê-la até que o líquido, por ser mais volátil, evapore, restando somente o sólido no recipiente. É aplicado nas salinas, para obter o sal de cozinha da água salgada.

Porque, em qualquer temperatura, as moléculas têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem "escapar" do líquido passando para a atmosfera. É assim que se explica o fenômeno da evaporação da água da poça d'água. Do mesmo modo, se explica porque a roupa molhada seca num varal.

Isso ocorre porque as forças de atração nas moléculas da água são mais fortes. Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição.

Resumo do ciclo da água
A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.

A água pode ser encontrada em estado sólido, físico e gasoso, a depender da densidade, do calor e de outras variáveis. O Ciclo da Água demonstra como isso funciona na natureza em grande escala.

O ciclo da água é essencial à vida na Terra pois permite a sua renovação, assim como a renovação da biodiversidade.