Para que serve a casca de banana nas plantas?

Perguntado por: ucapelo6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O potássio, que é o mineral mais abundante na casca de banana, ajuda a transportar a água e os nutrientes entre as células da planta. Ele também ajuda a fortalecer o caule e protege as plantas contra doenças.

“É um processo bem fácil, eu bato a casca no liquidificador com um pouco de água e misturo ao substrato (a terra), explica Bárbara Cordovani, responsável pela plataforma sobre plantas comestíveis: A especiarista.

As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo). Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo.

Quando a casca de banana é colocada diretamente na terra, ela pode ajudar a afastar diversas pragas de seu cultivo. Outra opção é adicionar água e cascas de banana dentro de um borrifador e deixar em descanso por 24 horas. Borrife sobre a planta para criar um repelente de pragas naturais.

O chá de banana, principalmente da casca, ajuda a regular o funcionamento do intestino. Isso pode inibir o inchaço abdominal e trazer a sensação de emagrecimento. Ainda, os nutrientes presentes na fruta (como a fibra, por exemplo), podem diminuir o apetite (13, 14).

Fonte de vitaminas e minerais, a casca deste fruto contribui para a redução dos níveis de colesterol e tem um poderoso efeito antioxidante, sobretudo na parte branca que rodeia os gomos. Adicionalmente, contém entre cinco a dez vezes mais vitamina C do que o sumo do limão em si.

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.

borra de café é aquela que a gente sempre joga fora depois de passar um café fresquinho. Ela pode te ajudar (e muito) a melhorar o aspecto da sua pele, ajudando a combater a oleosidade natural, cravos e espinhas e até pode usá-la como forma de clarear manchas! E que tal aprender algumas receitas caseiras?

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

A plantas necessitam de 16 nutrientes para crescerem bem. Os três principais são o nitrogênio, fósforo e potássio, conhecidos como macronutrientes. Os nutrientes secundários são o enxofre, cálcio e magnésio.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

Sendo assim, pode-se dizer que as cascas de banana podem servir como uma excelente fonte de nutrientes para as plantas, sim, no entanto não há indicações de que adicionar a casca dessa fruta à água produzirá diferenças mais significativas do que usar a casca pura.

Casca de ovo, casca de banana, borra de café viram uma misturinha riquíssima em nutrientes para sua samambaia, sua suculenta, sua orquídea...

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

O brigadeiro de casca de banana é uma opção mais saudável que o brigadeiro convencional, tendo mais fibras e antioxidantes. Colocar as cascas de banana lavadas e picadas em uma panela, juntamento com a água, o açúcar e o cravo-da-índia, cozinhando até que esteja a massa esteja mole, mas sem deixar secar toda água.

Confira abaixo três dicas básicas de armazenamento.

  1. Use plásticos do tipo zipbag para armazenamento. O filme plástico ou zipbag é importante para esse processo de conservação, pois, fora da proteção plástica, a casca acaba escurecendo rapidamente. ...
  2. Congele a fruta quando ela já estiver madura demais. ...
  3. Separe as bananas.

Coloque medidas iguais dentro de um recipiente e misture bem. Exemplo: 2 colheres de sopa de borra de café, 2 colheres de sopa de casca de ovo e 2 colheres de sopa de casca de banana. Em seguida, basta aplicar um pouco dessa mistura em cada planta. É só jogar em cima da terra.

A maioria das cascas de banana contém algum resíduo de pesticida sim. Os pesticidas são produtos químicos que os agricultores e produtores usam para matar insetos e outras pragas. No entanto, o Departamento de Agricultura estabelece limites de segurança para pesticidas e a maioria das frutas não excede esses limites.