Para que serve casca de ovo na orquídea?

Perguntado por: dmaldonado9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A casca do ovo está repleta de nutrientes como cálcio, potássio e magnésio que ajudam muito no crescimento e fortalecimento das plantas e do solo.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. 1) Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. ...
  2. 2) Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. 3) Replantio tem hora certa. ...
  4. 4) Misture substratos. ...
  5. 5) “Estresse” a planta antes do florescimento.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco e lodo de esgoto, entre outros.

E por falar em cuidado com o excesso, por isso também é importante respeitar um intervalo mínimo de 6 meses entre cada aplicação do adubo. A boa notícia é que a casca de ovo não tem restrição e pode ser utilizada em qualquer plantinha!

Portanto, nada de adubar a orquídea florida. O adubo errado, mais rico em nitrogênio, por exemplo, pode, inclusive, fazer com que a planta não floresça, caso seja aplicado no período que antecede o da floração.

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.

No caso das orquídeas, é comum que as epífitas soltem raízes para fora do vaso quando plantadas em qualquer tipo de substrato (como musgo esfagno, casca de pínus e fibra de coco, entre outros).

Plantas que possuem muitos brotos podem ser divididas em 3 ou 4 brotações (pseudobulbos), formando novos vasos. Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação.

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Quem diria que a canela em pó tem poderes mágicos, hein? Pois é, a especiaria tão usada em dietas de emagrecimento também tem usos na jardinagem: ela protege as plantas de fungos e bactérias e ainda estimula as orquídeas a darem mais flores.

A maioria das orquídeas preferem a rega enquanto é dia, salvo alguns casos, que prefere rega noturna. Procure molhá-las quando o sol está baixo (pois a temperatura é mais amena), ou seja, no início da manhã ou final da tarde.