Por que Eclesiastes foi escrito?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso. Uma tradição alternativa, a de que Ezequias e seus colegas escreveram Isaías, Provérbios, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes, provavelmente significa apenas que o livro foi editado na época de Ezequias.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

Eclesiastes é um dos livros de sabedoria da Bíblia, que explora o problema do sentido da vida. O autor analisa sua vida e o mundo à sua volta, mostrando a inutilidade de muitas das coisas em que as pessoas confiam. O livro tem também conselhos sábios e aponta para o verdadeiro sentido da vida: Deus.

Eclesiastes claramente endossa a sabedoria como meio para uma vida terrena bem vivida, pois, apesar desta falta de importância dos atos, o ser humano deve aproveitar os prazeres simples da vida diária, como comer, beber e se orgulhar de seu trabalho, pois são presentes de Deus.

Por isso, durante algum tempo, alguns atribuíram à Salomão a autoria do livro (filho de Davi, que se tornou o segundo rei de Israel). Todavia, Coélet não é um nome próprio, mas provavelmente indica aquele que fala durante o culto, na assembléia, ou seja, o pregador.

adjetivo Característica daquilo que se refere ou pertence ao âmbito da igreja católica ou de seus sacerdotes; eclesial: doutrina eclesiástica. Característica daquilo que pode ser referido a qualquer membro pertencente à igreja: autoridades eclesiásticas.

Ben Sira

“Quem fica esperando que o tempo mude e que o tempo fique bom, nunca plantará, nem colherá nada”. (Eclesiastes 11:4). “Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa”. (Eclesiastes 11:4; tradução A Bíblia Viva.)

Embora o livro de Eclesiastes não identifique diretamente o seu autor, a forte tradição se baseia em alguns versículos que dão a entender que Salomão e dá crédito a ele como o pregador que escreveu este livro: “Palavra do pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de ...

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Embora os ensinamentos do livro possam ser utilizados na evangelização, a maioria dos estudiosos judeus e cristãos tem entendido que Eclesiastes é dirigido ao povo de Deus, não aos que desconhecem a Deus ou se rebelam contra Ele.

A vida debaixo do sol, a rotina do dia a dia, só tem sentido em Cristo. Por mais rotineira que seja ou por mais aventureira que seja a vida, o proposito dela está em Cristo e em seu Reino. Nunca encontraremos o sentido da vida em nós mesmo ou em nossas realizações pessoais.

Quanto ao conteúdo teológico, o Eclesiastes trabalha suas reflexões sobre os valores e as pretensões das pessoas: sabedoria, trabalho, riqueza, bens, prazeres, fama, religiosidade, justiça, domínio da obra de Deus.

3 porém, mais feliz que ambos é aquele que não chegou a nascer, porque não viu a maldade que se comete debaixo do sol.

Em algumas tradições cristãs, como O livro da sabedoria de Jesus ben Sirac. Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias.

O livro tem uma tônica só: mostrar a futilidade da vida sem Deus,repetindo diversas vezes: “tudo é vaidade… debaixo do sol”. A palavra”vaidade” ocorre 35 vezes em 29 versos.