Quem foi que escreveu o livro de Eclesiastes?

Perguntado por: acavalcanti5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Jesus ben Sirá

Ele foi escrito pelo sábio e escriba Jesus ben Sirá, por volta de 180 antes da Era Comum, em hebraico e provavelmente em Jerusalém.

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Shead (1997, p. 117-139) afirma que o epílogo é chave interpretativa do livro. Dillard e Longman III (2005, p. 243) concordam com ele ao afirmar que: “Para entender Eclesiastes, portanto, é necessária a leitura muito atenta do epílogo”.

Quando o escritor de Eclesiastes escreveu esse livro? A resposta para essa pergunta dependerá da resposta adotada sobre quem escreveu o livro de Eclesiastes. Para quem defende que Salomão é o autor em questão, então o livro foi escrito durante seu reinado a partir do século 10 a.C.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1. Postado em 26 de maio de 2013 às 15:33. Pensamento: Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida.

O livro é chamado em hebraico “Koheleth”, um título tirado de sua sentença inicial, “Palavras de Koheleth, o filho de Davi, rei de Jerusalém”. Na versões no grego e no latim, é chamado Eclesiastes. Jerônimo tenta explicar, dizendo que no grego chama-se assim uma pessoa que reúne a congregação ou ecclésia.

Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se.

Em algumas tradições cristãs, como O livro da sabedoria de Jesus ben Sirac. Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias.

Neste capítulo de Eclesiastes 1 Estudo, é dado início a uma série de profundas reflexões trazidas pelo rei Salomão. No capítulo inicial, o sábio dá ênfase a ausência de sentido em algumas frentes da vida e fala como são temporários e cansativos os anseios humanos.

Eclesiástico é a característica dada a alguém pertencente à igreja, ao clero e sacerdócio, ou seja, seu corpo ministerial de obreiros, líderes religiosos e administradores.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

Wright (1980) mostra que, assim como acontece com Provérbios, o livro de Eclesiastes foi organizado de maneira matemática. O livro tem 222 versos e a metade deles ocorre exatamente em 6:9-10, como a teoria de Wright mostrava. Ainda, a primeira parte do livro (2:1-6:9) contém 93 versos assim como a segunda (6:10-11:6).

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

Voltemos ao Eclesiastes: Há um tempo para rir e um tempo para chorar. E esse tempo é feito por cada um de nós, esse tempo pode estar dentro de um dia. Podemos acordar chorando e terminar rindo, por uma e outra razão, ou vice-versa. O tempo é de compreensão.

“Uma coisa é certa: quanto mais falamos, mais tolices dizemos; e não ganhamos nada com isso”. (Eclesiastes 6:11). “Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte.” (Eclesiastes 7:4). “É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo” (Eclesiastes 7:5).

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

O livro do Eclesiastes em hebraico recebe o nome de Qohelet, aportuguesado Coélet, que significa assembleia ou reunião. Eclesiastes, por sua vez, deriva do grego ekklesia, passando para o latim ecclesia, que significa igreja ou assembleia.

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1.1 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 1.2 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 1.3 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 1.4 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 1.5 5 – Seja generoso.
  • 1.6 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 1.7 7 – Seja paciente e constante.