Quem foi que escreveu o livro de Judas?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O autor dessa epístola identifica a si mesmo como “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Por tradição, entende-se que o autor é Judas, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Guia para Estudo das Escrituras, “Judas”).

Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Segundo os Evangelhos canônicos, Judas foi o traidor que vendeu Jesus aos soldados romanos, por 30 moedas de prata. Judas deu um beijo em Jesus para identifica-lo aos guardas que o procuravam.

21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 E aapiedai-vos de alguns que estão na dúvida; 23 Mas salvai os outros por temor, e arrebatai-os do afogo, odiando até a roupa manchada da carne.

Os evangelhos canônicos nomeiam quatro irmãos, entre eles Tiago. Após a morte de Jesus, Tiago, o "irmão do Senhor" era o líder da congregação em Jerusalém. e os parentes de Jesus parecem ter tido posições de autoridade nas redondezas da cidade.

Esta tradição perde-se no tempo e tem em carácter simbólico de expiação dos males e de purificação, através do fogo. Relacionado com este acontecimento, encontramos, também, uma marcada expressão satírica das gentes locais.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem à ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João.

Judas Iscariotes (do grego eis Kerioth, 'natural da povoação de Kerioth'), que traiu Jesus. Um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, Judas era filho de Simão.

Simon Iscariot

(Atos dos Apóstolos 9,11); 7 – Judas chamado de Galileu (conf. Atos dos Apóstolos 5,37) cuja origem era Gâmala na Gaulanitide.

Na arte cristã, é chamado O beijo de Judas um episódio da paixão de Cristo onde Judas se juntou a Cristo no Jardim das Oliveiras, local onde o Mestre havia passado a noite em oração e o beijou, revelando sua identidade aos soldados do Sinédrio para prendê-lo.

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.

A dúvida de São Tomé
São Tomé não estava com os outros discípulos quando Jesus veio à terra em sua primeira aparição.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel, enviado por Deus.

"Os nomes dedicados a Nossa Senhora dependem muito da forma como ela apareceu. Normalmente são dados pelo nome do lugar onde ela apareceu ou pelas condições em que se deram o aparecimento", esclarece o padre Arnaldo Rodrigues, assessor da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O nome Judá vem do hebraico Yehudah. É amplamente aceito que o nome Judá significa “louvado”. Na ocasião de seu nascimento sua mãe disse: “Esta vez louvarei o Senhor”. O texto bíblico completa informando que por isso Lia lhe chamou Judá (Gênesis 29:35).

[Informal] Trapaceiro, velhaco.

Entre os tradicionais Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, existe uma tradição menor, que é “malhar o Judas” no Sábado de Aleluia. Tanto que antigamente era comum chamar a data de “Dia de malhar o Judas”.