Pode beber energético com 9 anos?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Sociedade Brasileira de Pediatria lança alerta sobre produtos estimulantes e diz que não são recomendados para menores de 18 anos.

Segundo a escola de Saúde Pública de Harvard, as bebidas energéticas podem representar um risco à saúde em grupos vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes, mulheres grávidas e pessoas com condições médicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

Os energéticos são bebidas não-alcóolicas que estimulam o metabolismo humano fornecendo a energia a quem bebe através da ingestão de taurina. As bebidas energéticas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Algumas contêm guaraná, e todas contém inositol e glucoronolactona.

18 anos de idade

Lembrando que no Brasil, desde 2015, a Lei nº 13.106/2015 criminaliza a oferta (vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar) de bebidas alcoólicas, mesmo que gratuitamente, a menores de 18 anos de idade.

Sabor irado junto do clássico punch de Monster faz com que a energia da festa dure por dias. Bebida não alcoólica. Contém 473ml. Energético Nacional.

O grupo, então, desaconselha o consumo de energéticos por crianças e adolescentes, já que o excesso de cafeína pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, trazendo perigo de convulsões e arritmias. A FDA, agência reguladora americana, aponta que cafeína é um aditivo perigoso ao álcool.

Já o Monster Absolutely Zero é a opção com menos calorias da categoria, apenas 8 kcal por lata e zero açúcar, e, por fim, Monster Ultra Violet também oferece menos calorias, com 10 kcal por unidade, além de oferecer a mistura do sabor cítrico com um mix de uva em uma lata especial que remete aos anos 70.

Uma lata de Red Bull possui, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull na é alcoólico e contém aspartame.

O problema não está no consumo da bebida em si, mas nos efeitos adversos que ela pode provocar quando tomada em excesso ou combinada com outras substâncias. Insônia, ansiedade, dores de cabeça, hiperatividade, eventos cardiovasculares e até convulsões são alguns dos sintomas que podem ser desencadeados.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

De acordo com a nutricionista Andrea Marim, de São Paulo, o uso de alimentos e bebidas estimulantes deve ser interrompido até seis horas antes de dormir. Assim, evite beber café, chás (mate, preto ou verde), refrigerantes, guaraná em pó e bebidas energéticas.

Por ser rico em açúcares, sua ingestão é desaconselhada.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.

Energético em jejum faz mal? Outro comportamento contraindicado é beber energéticos em jejum, pois sua composição pode gerar irritação nas paredes do estômago e causar dores de barriga, gastrite, azia e até úlcera. Então, não confunda os benefícios do energético com café da manhã, priorize uma alimentação balanceada.