Pode colocar álcool e gasolina ao mesmo tempo?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É bom misturar gasolina e etanol? Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

O motor do carro não terá problemas ou vícios se der preferência para um, usando menos do outro. Mesmo que utilize apenas um deles por muito tempo, está tudo certo. E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

etanol

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Se você quer um desempenho um pouco maior, etanol. Se você quer maior autonomia, parar menos no posto, gasolina. Porque o consumo da gasolina é menor. Mas se você quer é gastar menos, aí você tem que fazer as contas para descobrir se é mais barato no fim do mês usar o etanol ou a gasolina.

Além de não abastecer com o motor ligado, é proibido fumar, acender isqueiros e lidar com fogo de forma geral nos postos de serviços.

um ano

O etanol é o combustível que possui a maior vida útil. Especialistas indicam que, quanto armazenado de maneira correta, o álcool pode tem validade de até um ano dentro do tanque.

São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros.

Sim, é possível misturar gasolina comum e aditivada. No entanto, o efeito dos aditivos será reduzido, o que diminui o poder de limpeza no sistema de alimentação do veículo.

etanol

Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro).

Os motores Flex foram desenvolvido para trabalhar com qualquer um dos dois combustíveis, inclusive pode-se misturar os dois no tanque em qualquer proporção. Então de forma bem curta e rápida podemos dizer, não tem problema algum.

Em tese, se fossemos comparar reais por conteúdo energético, a gasolina deveria ser 30% mais cara do que o etanol. Essa é uma relação adequada”. Ou seja, aquela famosa fórmula de dividir o preço do etanol pelo da gasolina é válida. Se o resultado dessa divisão for maior que 0,7, é mais vantajoso abastecer com gasolina.

O combustível pode provocar falhas na partida do motor a frio, já que ele tem uma vaporização mais complexa em temperaturas inferiores a 14 ºC. Isso é mais recorrente em veículos mais antigos, sobretudo os movidos somente a etanol.