Pode colocar bandeja de inox no forno?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Sim, somente as panelas que possuem cabos e alças em aço inox podem ir ao forno para gratinar ou finalizar pratos. Observe a temperatura máxima de 260°C.

Prefira sempre utensílios de madeira ou silicone para manipular seus alimentos dentro do refratário. Apesar de poder ir ao freezer e ao forno, não é uma boa ideia tirar de um e colocar diretamente no outro. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar seu vidro!

O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.

Comumente, identificamos se o vidro pode ir no forno através dos símbolos presentes nas embalagens ou encartes dos produtos, que indicam, por exemplo, que aquele vidro: – Pode ir no forno convencional; ou apresentará um símbolo indicativo de forno ou fogão.

As formas de alumínio descartáveis são resistentes às altas e baixas temperaturas. Podem ir ao forno para assar alimentos variados ou ir ao freezer para congelar marmitas sem danificá-las.

Quando são pedaços grandes, como as paredes do forno, eles geralmente suportam essa corrente elétrica. Mas no caso de pedaços finos, como o papel alumínio, eles podem ficar sobrecarregados, sofrer superaquecimento e causar faíscas que podem levar a um incêndio.

Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.

Uma das dúvidas mais frequentes a respeito do Marinex é por que ele estoura no forno. Um dos motivos para isso acontecer é o contato do Marinex direto com a chama do fogão, causando rachaduras. Além disso, apesar de resistente a altas e baixas temperaturas, o Marinex pode trincar ou estourar se sofrer choque térmico.

Procure o rótulo. Tigelas e potes de cerâmica próprios para ir ao forno tem um rótulo que diz claramente que podem ir ao forno. Procure por um adesivo, que geralmente fica na parte de baixo da tigela, que diga que a tigela é própria para o forno.

Então, para entender esse cenário é preciso conhecer primeiro seus “atores”: travessa é de vidro ou cerâmica, e forma é de metal e atualmente pode ser também de silicone. Para as travessas ainda existe a versão baiana, PIREX. E, para as assadeiras, a versão TABULEIRO no sul e sudeste.

A travessa refratária enfrenta várias temperaturas
Olha, o nome refratário é dado pra um tipo de tratamento que a travessa passa. Ele deixa o vidro ou outro material resistente a altas temperaturas! Ou seja, você consegue preparar uma carne direto na travessa refratária, temperar e levar pro forno.

Logo, para serviços que exigem resultados leves, o alumínio pode ser indicado. Já nos quesitos resistência e durabilidade, o aço inox é superior, além de ter melhor absorção a impactos. O inox contribui até mesmo na redução – não impede – da quebra de louça. O alumínio tem certa resistência à oxidação.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Para saber se o aço inox é realmente aço inox, muitos clientes usam o imã, se não grudar é inox e se grudar não é inox!

Forno elétrico: quais receitas você pode fazer no equipamento?

  • Mini omelete de forno.
  • Sanduíche de forno gratinado.
  • Macarrão fácil de forno.
  • Hambúrguer caseiro assado.
  • Arroz de forno cremoso com legumes.
  • Pudim de leite condensado no forno.

De um modo geral as temperaturas mais altas nos fornos acontecem próximas das fontes primárias de energia, os queimadores ou as resistências elétricas.

Além de carnes assadas, você também pode preparar pães, bolos, sobremesas, tortas, legumes e até arroz de maneira muito prática e gostosa, no forno.

Ele possui um tratamento que faz com que o alumínio não contamine a comida. O lado brilhante reflete as ondas de calor. Por isso, se ele fica virado para fora, dificulta o cozimento ao invés de acelerá-lo. Com o lado brilhante para dentro, você evita que a comida grude nele (o que não acontece com o lado fosco).

Apesar de questionamentos sobre o seu uso, ainda não existem evidências conclusivas. Portanto, é seguro cozinhar com o papel-alumínio. Caso você tenha o desejo de substituí-lo por outro tipo de objeto, tente usar papel-manteiga, assadeira de silicone ou papel-pergaminho.

No Forno: Se escolher esse método, lembre-se de colocar os alimentos em uma forma ou refratário próprio para forno, cobrir com papel alumínio e aquecer em forno médio (180°) sempre pré-aquecido. Para não perder tanta umidade, você pode colocar um outro recipiente com um pouco de água dentro do forno.

Continuar lendo Como não errar bandeja?