Pode cortar as folhas velhas da orquídea?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. Sua orquídea provavelmente está doente, atacada por fungo ou bactéria.

Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

O melhor jeito de tirar a folha toda é fazendo um corte perto do caule com uma tesoura afiada. Outra opção é arrancá-la, puxando o caule com as unhas do polegar e do indicador.

Apare as folhas mortas
Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate.

Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior. - Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros.

Se ela secar parcialmente, você pode (ou não) cortar a parte seca). Caso a haste fique totalmente seca, é recomendado que você faça o corte! Mas é importante destacar que na natureza a haste permaneceria seca por um tempo, até se quebrar naturalmente, então essa pode ser uma escolha sua!

Água demais. Esta é a razão mais comum pela qual as folhas da sua orquídea estão ficando amarelas. Lara Jewitt, Gerente Sênior de Viveiros da Kew Gardens, explica que “As orquídeas em geral só devem ser regadas quando secam e nunca devem ficar diretamente na água.

Muita gente pergunta se pode molhar as folhas da orquídea ao regar. Sim, pode, sem problema, mas é importante que as folhas sequem, por isso o ambiente onde fica sua planta deve ser arejado e próximo à luz solar.

Utilize uma colher de leite de magnésia e dilua em um litro de água. Depois, borrife nas folhas com uma frequência de mais ou menos duas vezes por semana, especialmente se a mancha estiver muito feia.

Basicamente, quando a orquídea está tomando muito sol, as folhas dela vão se tornando amareladas, até chegar a ficar branca ou marrom. Então após isso, a folha fica preta. O recomendado nesse caso é que você mude sua orquídea de lugar, colocando-a em locais com mais sombra.

Saiba quando podar os primeiros ramos
Na maioria dos casos, é ideal fazer a poda quando surgem os ramos laterais, cortando os mais baixos e não produtivos. Além disso, é recomendado realizar a poda quando a planta tem menor atividade metabólica, o que acontece geralmente no inverno ou após a frutificação ou floração.

Esse é fácil resolver, se a planta tá no escuro, é só trazer o vaso pra mais perto de uma fonte de luz natural (oi, Sol!). O contrário também acontece, se a folha é exposta ao sol forte, pode ficar amarelada ou esbranquiçada, perder o verde natural e, em casos mais graves, secar uma parte.

O mais indicado é fazer a rega no início da manhã ou no fim da tarde. Outra prática constante em muitos cultivos é aplicação de fertilizantes por via foliar (pulverizar ou borrifar), a qual pode também queimar as folhas se feita em horários inadequados.

Borrifar café nas plantas para nutrir e estimular o desenvolvimento do vegetal. A primeira forma de fazer isso é simples e rápida: misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife na terra e nas plantas. A acidez do café é excelente para muitos tipos de plantas e solos.

Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.

Causas – Falta de água, frio, excesso de potássio (junto as nervuras). Sintomas – As pontas das folhas enrolam-se e ficam amarronzadas.

- Pragas – são, na maioria dos casos, insetos que sugam e comem folhas das plantas. Os principais deles são: pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas, percevejos, mosca branca.

Na jardinagem, poda, podadura ou desbaste é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos e árvores, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. Pode ser periódico. Se for bem executada, favorece o crescimento das plantas, formando-as, tratando-as e renovando-as.

Corte a haste da orquídea, caso ela tenha secado por completo, e aguarde-a emitir uma nova haste floral – após um ano, aproximadamente.

Para podar orquídea, você deve começar por comprovar quais são as flores e folhas da sua orquídea que estão murchas. Quando as identificar e tiver comprovado que as folhas não estão amarelas por causa de um fungo, pode começar a remover as folhas mais feias.