Pode dar farinha de milho para bebês?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Muitas pessoas têm dúvida se podem utilizar o fubá (ou farinha de milho) no preparo de receitas e papinhas para o bebê. E a resposta é sim, o bebê pode comer creme, mingau, polenta e outros preparos com fubá desde os 6 meses.

Desta forma, o trigo pode e deve ser oferecido ao bebé a partir dos 6 meses e, preferencialmente, até aos 11 meses de idade.

O milho é rico em várias vitaminas e minerais que são essenciais para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebé: vitaminas do complexo B, como vitamina B3, B5, B6 e B9 (folato), potássio, fósforo, magnésio e, até ferro e zinco.

“Dou preferência à farinha integral, que tem mais fibras e nutrientes que a branca, além de ser menos alergênica.

O mingau de aveia seria uma boa opção, já que a aveia está liberada para o bebê desde os 6 meses. Porém, é muito melhor salpicá-la nas frutas. E só para lembrar, o leite de vaca e derivados só é permitido para acrianças acima de 1 anos. Dessa forma, o mingau teria que ser feito com leite materno ou fórmula.

O mingau de maizena pode ser introduzido na alimentação do bebê após o primeiro ano de vida. Isso porque a sua receita original leva leite, e o consumo de leite é contraindicado no primeiro ano de vida do bebê. Até completar 1 ano o bebê não tem capacidade de digerir a proteína do leite de vaca de forma adequada.

Grãos integrais, como milho estão na lista de alimentos que representam risco de engasgamento para bebés com menos de 12meses. Por isso, a polenta é uma forma deliciosa e segura de oferecer milho a bebés desde os 6 meses.

O cuscuz pode ser oferecido a partir dos 6 meses, mas nesta versão tem de esperar até o bebé ter pelo menos 1 ano. Garanta que as amêndoas, damascos e tâmaras estão picados em pedaços pequenos e não há risco de asfixia.

Bisnaguinhas. Macias e adocicadas, as bisnaguinhas são muito utilizadas no lanchinho das crianças, mas na realidade elas são ricas em gordura e açúcar, e deveriam ser evitadas na primeira infância.

Segundo a nutricionista, para engrossar o leite é só optar por farinhas e cereais naturais: farinha de aveia, farinha de quinua, amaranto, linhaça. “Mas o ideal é que a criança coma adequadamente e ganhe peso de maneira saudável nas outras refeições e não apenas no leite.

É rica em nutrientes, tais como vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais e fibras. A farinha de milho promove a produção de energia, estimula o sistema imunológico, combate a anemia, diminui os índices do colesterol LDL e não contém glúten”, pontua Ana Carolina Meireles.

A polenta, feita com fubá ou farinha de milho, pode ser oferecida para bebês desde os 6 meses de idade.

O couscous pode ser oferecido a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

Além das vitaminas e minerais, o Mucilon contém um aromatizante de vanilina. Tal como comentei sobre o açúcar, aditivos alimentares, tais como corantes, conservantes e aromatizantes, não são recomendados para bebês.

Quando você oferece Mucilon® para bebês a partir de 6 meses, está dando uma importante fonte de energia e nutrientes que contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento. *Este produto é feito com aveia integral (20%).