Pode dar pé de milho verde para vaca?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

“Mas recomendamos que não dê esse milho verde porque os bovinos, especialmente vacas de alta produção, precisam de pelo menos 15 dias de transição entre um tipo de alimento e outro para fazer o melhor aproveitamento”, destaca. Lembra também que a digestão bovina é biológica, feita por bactérias.

A palha de milho pode ser benéfica para os produtores de carne bovina, porque “os talos de milho podem fornecer uma fonte barata de ração para as vacas em aleitamento”. Além dos caules, folhas, cascas e talos deixados no campo, os grãos também podem escapar da colheita.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

Como a flora ruminal não está adaptada a esse tipo de alimento, resulta em transtorno digestivo grave. Ele explica, ainda, que se os animais ingerirem grande quantidade de milho verde, a intoxicação é fatal.

Carboidratos não-estruturais e estruturais compõem a maior parte da dieta de uma vaca leiteira. Eles são fermentados pelos micro-organismos no rúmen e convertidos principalmente em ácidos graxos voláteis (AGVs), que fornecem 70-80% das demandas energéticas da vaca.

Portanto, a silagem de milho é o principal ingrediente na dieta de vacas em lactação, fornecendo fibra para a saúde ruminal e energia (amido) para a produção de leite. Outras forragens podem ser utilizadas nas dietas, mas como segunda fonte de forragem para estes animais.

Milho para bovinos moído
É muito utilizado em receitas para engorda. Ainda, é a melhor forma de se iniciar o oferecimento de milho aos bezerros, para facilitar a digestão. Pode ser usado na época de desmama, quando o produtor inicia a alimentação dos animassem torno das oito semanas de idade.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

O sabugo de milho disponibilizado como cama para animais desde 1960 é ainda pouco utilizado, em parte pelo baixo conhecimento do potencial biotecnológico de suas biomoléculas, mas possui aplicação comercial como abrasivo para polimento e lodo para a indústria de petróleo.

Quanto às recomendações práticas de utilização deste ingrediente na dieta de bovinos, é prudente não exceder 30% da MS da dieta. Contudo, mais pesquisas são necessárias.

Esgotada a disponibilidade de silagem mista, a base volumosa diária passa a ser constituída de palma forrageira (30 kg/vaca/dia), mais rolão de milho (parte aérea com espiga secas) desintegrado (5 kg/vaca/dia) e silagem de leucena ou gliricidia (6 kg/vaca/dia).

Água é um dos elementos fundamentais para o gado leiteiro. A quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. A água deve ser limpa, sem cor, cheiro, sabor. A mesma adequada para consumo humano.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

Atualmente, o valor de mercado tem uma média que varia entre R$ 4.500 e R$ 6.000.