Pode entrar com garrafa de água no avião?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Voo nacional: cada passageiro pode levar até 5L em recipientes que não sejam superiores a 1L; Voo internacional: até 100 mL por recipiente. Para bebidas compradas em free shop ou nas aeronaves, o limite de 100 mL não é aplicável.

Garrafa de água, chiclete e petiscos
A proibição sobre frascos com mais de 100 ml também é válida quando se trata de… água! Assim, convém levar sua garrafinha, esvaziá-la antes do raio X e tornar a enchê-la durante o voo — basta pedir para um dos comissários de bordo.

A recomendação é tomar 250ml de água para cada hora que você estiver no ar. Quanto mais longo o voo, quanto mais importante é a hidratação. Você provavlemente não ficará desidratado durante um voo de três a quatro horas, especialmente se você beber um pouco d'água quando os comissários de bordo servirem líquidos.

Que tipo de objetos não podem ser levados na cabine? Em geral, os seguintes itens não podem ser transportados a bordo: líquidos, géis, aerossóis e armas de fogo de todos os tipos.

Em voos internacionais é proibido levar na bagagem de mão: água (mas você pode levar a garrafa vazia), alimentos e desodorantes em aerosol. Se no momento de passar pelo raio x, sua mala conter alguns desses objetos, eles poderão ser descartados pela equipe de segurança.

A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Sim, você pode levar comida no avião.
Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Ressalva-se que, caso se trate de viagem internacional, deve ser observada a regra mais restritiva que limita o transporte de líquidos em bagagem de mão a recipientes de até 100 ml. No caso de bebidas adquiridas em free shops ou aeronaves, o limite de 100 ml não é aplicável.

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Qual é a alternativa mais segura? Como vidro é um item frágil e que pode ser perigoso se quebrado, não é permitido levar garrafas de vidro na bagagem de mão do avião.

Mas, nos voos dentro do Brasil, você pode levar na bagagem de mão até cinco garrafas de vinho, uísque ou de cerveja (ou qualquer outra bebida com menos de 70% de álcool), desde que cada garrafa não ultrapasse um litro.

Limite para o transporte de bebidas em voos internacionais
Note que o limite é de 12 litros e não 12 garrafas. Assim, se a garrafa possuir 750ml, padrão das garrafas de vinho, é possível trazer 16 garrafas sem a cobrança de imposto.

O desodorante aerossol é outro item pessoal proibido e não pode levar no avião. Eles são inflamáveis e podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Por isso, não leve aerossóis e compre um em seu destino, para usar durante a viagem se não estiver dentro das regras da Anac.

Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.

Itens permitidos
Itens de uso pessoal, principalmente medicamentos, podem ser levados tranquilamente na mala de mão. Só que, para produtos de higiene em forma líquida, há um novo limite. Os frascos podem ter, no máximo, 100 ml ou 100 g, e precisam estar em uma embalagem transparente e plástica.

Sim. No Brasil é permitido levar 5 garrafas de no máximo 1 litro cada uma, que contenham até 70º de álcool. Para o resto dos destinos, os recipientes podem ser de mais de 1 litro, mas cada passageiro pode levar no máximo uma quantidade líquida total de 5 litros.

Alimentos proibidos no avião
Veja os itens que não podem ser transportados: Carnes in natura ou industrializados (embutidos, enlatados, pescados); Ovos e alimentos não processados; Leite e seus derivados (queijo, manteigas, entre outros);

A regra é clara
Cada passageiro pode levar na sua bagagem de mão pequenas quantidades de artigos líquidos, desde que não ultrapassem a capacidade máxima de 100 ml por cada recipiente, num total de um litro na mala de mão toda. Ou seja, não adianta levar uma embalagem grandona que “só tem um tiquinho de creme”.