Pode entrar no shopping com capacete?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Artigo 1º - Fica proibido o ingresso ou permanência de pessoa utilizando capacete, gorro ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos órgãos públicos, estabelecimentos públicos e privados.

Proíbe o ingresso ou a permanência de pessoas utilizando capacete, balaclava ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos privados, comerciais, industriais e prestadores de serviços, bem como nas repartições públicas em que haja atendimento ao público.

– Não use gorros ou bonés embaixo do capacete, afinal, ele não foi projetado para uso assim: O boné ou gorro diminui o poder de fixação da aranha do capacete na cabeça do empregado. Com boné o capacete cai da cabeça com mais facilidade.

Certificação do Inmetro
Conforme a norma, é obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

De acordo com o § 3º do artigo, tanto a viseira quanto os óculos devem estar posicionados de maneira a proteger os olhos do condutor. À vista disso, nos incisos que seguem o § 3º, é determinada a possibilidade de o condutor levantar totalmente a viseira, contanto que a motocicleta esteja imobilizada.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o que é indispensável para motociclistas, em qualquer situação, é o uso de capacete, previsto no art. 244, inciso II. Não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta. Uso de chinelos é infração de trânsito.

Artigo 1º - Fica proibido o ingresso ou permanência de pessoa utilizando capacete, gorro ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos órgãos públicos, estabelecimentos públicos e privados.

"A utilização da balaclava é permitida, desde que não tenha nenhum desenho. Muito menos de caveira.

O nome "balaclava" tem origem na localidade de Balaclava, na Crimeia (Ucrânia). Durante a Guerra da Crimeia, gorros tricotados eram enviados a tropas britânicas para protegê-las do frio extremo da região.

Os Bonés Snapback são os mais famosos e conhecidos. Eles são bonés com ajuste de tamanho e tem o fechamento traseiro com uma fita plástica regulável.

Os bonés com pequenos logótipos ou palavras discretas vieram substituir os modelos com cores garridas e letras garrafais. São perfeitos para disfarçar um cabelo indomável ou para dar aquele toque cool e desportivo aos looks do dia a dia.

Terceira razão: o boné expõe o aluno a risco por atrair a ambição de ladrões. Quarta razão: o boné descaracteriza o uniforme. Quinta razão: o boné quebra o decoro social, denota incivilidade, desrespeito, falta de etiqueta no convívio social.

Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.

1º: art. 169 do CTB; O Art. 1º ora mencionado dita que o capacete deve estar afixado na cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate. Ou seja, se o capacete não estiver fixado na cabeça, e sim no cotovelo ou em outro lugar a infração também será de natureza leve, pois o Art.