Pode usar capacete Robocop?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

6 – O capacete basculante é seguro? Da mesma forma que o do tipo Jet, o capacete basculante - também conhecido pelo apelido de "Robocop" -, é seguro se for homologado. Mas não adianta usá-lo com a frente levantada - aí se torna um Jet.

Art. 1º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

Em capacetes modulares escamoteáveis, cuja queixeira pode ser rebatida para trás, esta deve estar totalmente abaixada e travada na posição frontal ou traseira. No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal (totalmente translúcida).

O capacete “coquinho” não é aceito, porque não protege a região temporal. Portanto, o motociclista corre um sério risco de se machucar por algum objeto da via, por ficar com o rosto exposto. O modelo é apropriado para modalidades de ciclismo e skate, como BMX, street e vertical.

Primeiramente, a sua música (ou conversa de telefone) só pode ser ouvida na parte interna do capacete, assim você não incomoda as pessoas ao redor. Por segundo, ao invés de fones integrados na espuma do capacete ou fones de ouvido normais, o Domio deixa sua orelha livre pra você conseguir escutar a ambientação.

A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.

Por essas razões, o capacete aberto não é recomendado para o uso em estradas. Use esse modelo apenas em cidades e quando a pilotagem for em baixa velocidade. Mas mesmo nesse caso, o motoqueiro pode sofrer machucados caso caia.

Uso de bermuda
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o que é indispensável para motociclistas, em qualquer situação, é o uso de capacete, previsto no art. 244, inciso II. Não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta.

De acordo com a ASW Racing, tradicional fabricante de roupas e equipamentos de segurança off-road, o capacete para motocross é homologado e certificado pelo Inmetro, ou seja, pode sim ser usado em ruas e estradas.

Dessa maneira, se você for flagrado com a viseira totalmente levantada enquanto conduz sua motocicleta, ou com capacete sem viseira e sem os óculos de proteção, você será autuado por cometer uma infração. Assim, o condutor deverá arcar com o valor de R$ 88,38 e terá 3 pontos adicionados ao seu documento de habilitação.

Não use gorros ou bonés embaixo do capacete, afinal, ele não foi projetado para uso assim: O boné ou gorro diminui o poder de fixação da aranha do capacete na cabeça do empregado. Com boné o capacete cai da cabeça com mais facilidade.

Capacete tem de ficar justo na cabeça
Outro fator importante para que um capacete cumpra sua função da melhor maneira possível é o ajuste à sua cabeça: capacete não pode ser folgado.

Capacete preto: operador de máquinas. Capacete vermelho: bombeiros ou carpinteiros. Capacete marrom ou amarelo: visitante.

O capacete coquinho não é permitido porque não oferece proteção completa para cabeça, rosto e olhos. Por ser aberto não tem proteção para a região temporal, aquela região atrás das orelhas e também não possui proteção na mandíbula (queixo) e que leva a ficar vulnerável em caso de acidente ou queda.

Detalhe: continua a obrigatoriedade do uso de capacete com viseira. Na ausência deste item de proteção, o capacete deve trazer óculos de proteção em bom estado de conservação. Não é permitida a utilização de óculos de sol, óculos corretivos ou de trabalho (EPI).