Pode ir em casamento de bota?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

No dia do casamento, vale tudo para ficar bonita e elegante, seja como madrinha ou convidada, só não vale usar botas nos pés. Prefira sandálias, escarpins e até sapatilhas, mas deixe o estilo country que vive dentro de você descansando em casa.

Se o casamento for com o tema country, até a noiva pode entrar com botas. Se o casamento for do tipo tradicional, ou as botas não tiverem a ver com o tema, elas estão proibidas no altar.

Os vestidos curtos são permitidos para convidadas, desde que eles sejam de um tecido e de uma modelagem mais sofisticada. Um vestido midi também cai super bem no período da tarde. Os longos são uma boa pedida, mas dê preferência para tecidos mais leves e deixe o brilho de lado.

Sendo uma cor de sedução, conhecida como a cor da paixão, o vermelho é entendido como uma cor provocatória e associada à tentação, pelo que no contexto de casamentopode ser usada pela irmã do noivo, pois será obviamente a única pessoa presente, exceptuando a mãe, que nunca o iria provocar.

Assim como o combo de vestido com tênis, a composição com bota também pode ser usada com vestidos curtos, médios, midi e longos: só depende do que você quer usar para a ocasião. Na primavera, quando o calor já começa a dar as caras, combinar vestidos mais curtos com botas de cano baixo pode ser a melhor aposta.

Além do vestido preto básico, o coturno fica lindo com aquele slip dress sensual e super chic, em seda ou tecido acetinado. Essa é a combinação mais inusitada e ousada da dupla coturno + vestido de festa, perfeito para as mulheres de estilo sexy ou criativo. Nesse caso, escolha coturnos com salto.

Polo, jeans e sapatênis (que eu chamo carinhosamente de kit coxinha) não são roupas para um evento importante onde é necessário mostrar o respeito que você tem pelos noivos e o quanto aquela noite também é importante para você, isso não ficará aparente se você vestir sua “roupa de churrasco da firma”.

No look masculino para casamento de dia, os sapatos sociais também podem ser trocados por sapatênis, por exemplo, e até mesmo por tênis ou mocassins de estilos mais sóbrios. Já, durante a noite, os clássicos “social e esporte fino” são os mais recomendados.

Sim, pode. Mas com ressalvas: invista sempre em modelos de sapatilhas, flats e rasteiras feitas com materiais nobres e detalhes sofisticados. Descer do salto é um direito nosso de cada dia, mas não precisamos abrir mão do estilo e da feminilidade.

Cano longo
Ótima opção para mulheres de estatura média em diante, pois o comprimento segue a mesma proporção de sua altura. Já as baixinhas devem evitá-la, uma vez que ela “achata” o visual. Dá para vesti-la com calça skinny, com minissaia e com short (nestes dois casos, com meia-calça).

A bota cano longo acima do joelho é uma peça para todas as idades e favorece a criação de looks maravilhosos. Os modelos sem salto e na cor preta, por exemplo, são ótimas para o dia a dia. Experimente combinar o seu par de botas com uma calça jeans justa e um blazer oversized. Você vai ficar muito bem!

Seja com calça jeans, saia mídi ou legging, as botas cano curto são as substitutas perfeitas para as rasteiras que nos acompanham nos dias de calor – existe uma para cada ocasião e estilo de look.

E sim, é possível variar e encontrar algumas opções elegantes e apropriadas para um casamento com macacões, calças de alfaiataria e por aí vai.

Se o casamento é realizado no fim da tarde ou de noite, o vestido de festa longo é a melhor opção, embora os modelos até tornozelo, macacões ou conjuntos de calças também sejam aceitos. Nessa ocasião é permitido usar pedrarias e brilho.