Pode ligar 250V em 220?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Sim, pode ligar um aparelho com cabo de força de 250V em uma tomada de 220V. A escolha da voltagem, é uma dúvida comum e pertinente na hora de comprar eletrodomésticos, pois a escolha errada pode levar a ocorrência de acidentes e curto circuitos.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Como a diferença é pequena e ainda a tensão da rede (220V) é inferior a especificada (240V) pode ser usada sem problema.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

Com potência de, aproximadamente, 250 W (ou 0,25 kW), seu consumo será 0,25 kW vezes 360 horas. A conta totaliza 90 kWh mensais.

O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo. Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500).

O Auto Transformador de 750 VA equivale a (525 watts).

O maior problema ocorre ao se conectar um aparelho em uma tensão acima da suportada por ele. Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.

Um equipamento de 110V ao ser ligado em uma rede 220V vai sofrer curto-circuito. Ou seja, o aparelho vai queimar, uma vez que ele não está preparado para receber a corrente elétrica dessa tensão.

Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

A voltagem está praticamente unificada. Os aparelhos elétricos funcionam com 220 a 240 volts. Austrália e Nova Zelândia também seguem um só padrão, com voltagem de 230V.

Alguns aparelhos funcionam apenas em redes com tensão 127V, e outros em tensão 220V. Já os aparelhos bivolt funcionam em tensões de 100V a 240V, portanto, podem ser ligados em tomadas de qualquer uma das redes. Saiba como descobrir a tensão que o seu eletroeletrônico ou eletrodoméstico utiliza!

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.