Pode ligar ventilador para recém-nascido?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.

Como saber se o bebê está com frio ou calor

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles.

Vai sair com seu bebê à noite? Só precisa mantê-lo confortável de acordo com a temperatura! A noite é um período do dia que, normalmente, possui baixa densidade e para bebês recém-nascidos qualquer mudança de temperatura é sentida com mais sensibilidade, então proteja-o para evitar uma hipotermia.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

Recém-Nascido: 48 centímetros e 3,2 quilos. 1 mês: 52 centímetros e 4 quilos. 2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos.

Embora os bebês sejam muito aquecidos, eles perdem calor com mais facilidade do que os adultos, especialmente os recém-nascidos, e podem ficar resfriados e apresentar sintomas de hipotermia. Quando dormimos, a temperatura corporal tende a cair. Por isso, é melhor evitar deixar o bebê apenas com a fralda à noite.

Deixe o bebê dormir do lado direito para não comprimir o estômago. Não deixe almofadas, travesseiros, cobertores e brinquedos no berço. Só compre brinquedos certificados pelo Inmetro e que sejam indicados para a faixa etária. Evite peças de roupas com botões e cordões que as crianças possam arrancar e colocar na boca.

As meias também são consideradas acessórios que complementam as roupas de bebê. Indicada para recém nascidos e pequenos até 6 meses, a Meia de Bebê protege o pé do seu filho, oferecendo conforto e suavidade para que ele possa se desenvolver livremente.

Após algumas horas do nascimento, o bebê já se adapta à temperatura ambiente e passa a perceber o calor e o frio da mesma forma que os pais. Assim, não é necessário agasalhar demais o pequeno. Em dias muito quentes, inclusive, isso pode levar à desidratação. Os bebês podem e devem usar roupas de verão.

Pode-se usar ventilação oscilatória de alta frequência (fornecendo 400 a 900 respirações/minuto em uma pressão das vias respiratórias média predefinida) em recém-nascidos pré-termo extremos.

O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.