Pode me dar ou pode me dá?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Significado de Dá
Dá vem do verbo dar. O mesmo que: oferece, troca, transfere, vende, paga, recompensa, gera, promove, comunica.

ter-me

  1. infin. de ter.
  2. 3ª pess. sing. infinitivo flexionado de ter.
  3. 1ª pess. sing. infinitivo flexionado de ter.

Expressão usada em explicações ou desculpas. O mesmo que "não será possível". Não vai dar pra eu sair com você hoje!

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

São pois corretas as formas «ligou-me», «ligou para mim», assim como «ligou para o meu telemóvel/telefone» e «ligou para minha casa/para o meu gabinete».

As duas formas estão corretas.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

1 oferece, presenteia, oferta, doa, brinda, cede, concede, entrega, transfere, atribui, passa, dedica, fornece, confere, faculta, outorga, destina, lega.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Designação vulgar de vagina, vulva.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Significado de Podido
Ação de ser ou de estar autorizado para realizar alguma coisa: estava decepcionado por não ter podido terminar a prova. Etimologia (origem da palavra podido). A palavra podido deriva como forma verbal do verbo poder.

Se você gostaria de dizer que irá olhar alguma coisa, o correto é "dar uma olhada". Se você se refere ao fato de alguém está olhando algo, o certo é "(ele) dá uma olhada". Entretanto, se você pede para que uma pessoa olhe alguma coisa, utilize "dê uma olhada".

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Dará vem do verbo dar. O mesmo que: oferecerá, trocará, transferirá, venderá, pagará, recompensará, gerará, promoverá, comunicará.

Se o outro entendeu. Em 'Vai dá certo', como se vê, há duas formas verbais flexionadas: vai, do verbo auxiliar ir, e dá, do verbo principal, dar.

Ver: verbo no infinitivo. Vê: verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Por favor, me ligue quando puder. Please call me when you can.