Pode passar limão nas partes íntimas?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Alguns exemplos são saltar depois de ter relações sexuais ou introduzir desinfectante, vinagre ou sumo de limão na vagina, o que põe em risco a sua saúde. Estes podem causar irritações e infecções no órgão genital. Para ler este artigo exclusivo para assinantes.

Esse banho de assento ajuda a aliviar sintomas da candidíase, como corrimento, coceira intensa e ardência.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum, opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.

Como usar limão na faxina
Caso você queira fazer uma limpeza geral e menos profunda, o profissional ensina que é só misturar meia xícara de vinagre branco, suco de um limão e duas xícaras de água. “Em seguida, basta colocar a mistura em um borrifador e limpar a residência”, indica.

O limão é rico em vitamina C por isso modula o sistema imunológico, reduz processos alérgicos e resfriados, e aumenta ação das células imunológicas como os linfócitos e macrófagos. “Adultos saudáveis necessitam de 100 a 200 mg/dia de ácido ascórbico.

A causa da coceira nas partes íntimas pode ser desde uma reação alérgica ao material de fabricação da roupa íntima, ao seu sabonete íntimo, produtos químicos como amaciante utilizado na calcinha, o uso constante de absorventes ou inclusive ser um sinal do seu corpo de que algo está errado.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.

Algumas pesquisas mostram que o alho pode ajudar a combater o fungo que provoca a candidíase. Mas é bom estar ciente que colocar alho na vagina não é garantia de que a candidíase vá embora, porque, ainda que existam indícios de que pode ajudar, não existem comprovações cientificas de que essa técnica funciona.

Na hora de lavar a área íntima, lembre-se que apenas a vulva (região externa ao corpo) deve ser lavada. Utilize apenas água, nada de sabonetes, produtos com fragrância e muito menos perfumes para a região íntima. Outra dica importante é ficar longe das duchas vaginais.