Pode tomar metronidazol antes de dormir?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Recomenda-se que a paciente esteja deitada. A aplicação deve ser realizada preferencialmente à noite, antes de dormir.

Álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Os seus efeitos já são esperados após 30-60 minutos da administração.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

O metronidazol possui metabolismo hepático dose-dependente e na presença de insuficiência hepática a meia-vida da droga pode exceder 18 horas3. Sua metabolização no fígado resulta na formação de dois metabólitos, um deles com meia-vida de 12 horas e 50% da ação do metronidazol contra o Trichomonas1.

Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar (incluindo gosto metálico), anorexia, casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/sensação de língua áspera (devido ao crescimento de fungos, por exemplo).

Abstinência sexual deve ser recomendada durante o tratamento. A utilização de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante 24 horas nos regimes em dose única com metronidazol e 72 horas quando o tinidazol é utilizado, tendo em vista que os imidazólicos têm interação com álcool.

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias. A segunda opção é Clindamicina 300mg, VO, 2x/dia, por 7 dias(2).

Metronidazol comprimido começa a fazer efeito 1 hora após a ingestão (80% do medicamento). Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido.

“Em doses elevadas, é observada a manifestação de efeitos neurológicos, como tontura, dor de cabeça, irritabilidade e insônia, além de vômito, ataxia [perda de equilíbrio ou coordenação motora] e desorientação”, alerta Maria Aparecida.

400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições. Para crianças, Metronidazol deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão - Metronidazol Pediátrico (benzoilmetronidazol).

Infecções por bactérias anaeróbias
400mg (1 comprimido de metronidazol 400mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou por solicitação médica. Tomar após as refeições.

O metronidazol age interrompendo a produção de material genético pelas bactérias. Consequentemente, as bactérias morrem. O tinidazol funciona de modo semelhante. O metronidazol é geralmente tomado por via oral, mas pode ser administrado por via intravenosa.

Posologia, dosagem e instruções de uso de Metronidazol
Você deve tomar os comprimidos inteiros por via oral, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1 copo d´água). Tomar após as refeições.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

2C.1) Tratamento da tricomoníase vaginal
Metronidazol 400mg ou 500mg, VO, 2/dia por 7 dias OU Metronidazol 400mg, 5 cp, dose única – incluindo gestantes, lactantes e puérperas. Parceiros (as) sexuais devem ser tratados com o mesmo esquema terapêutico.

Corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe. Às vezes ocorre prurido, sangramento após relação sexual, dor durante relação sexual e dor ao urinar.

Metronidazol + Nitrato de Miconazol, para o que é indicado e para o que serve? Metronidazol + Nitrato de Miconazol é indicado para o tratamento tópico da candidíase vaginal e tratamento local da vaginite causada por Trichomonas.

Não, Gino-Canesten® Balance é um produto para saúde e não precisa de receita médica.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Infecções parasitárias
2g, em dose única ou; 250mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias.