Por que a escola me deixa triste?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Depressão. Enfim a escola me deixa depressivo, esta frase, não é um exagero, trata-se de uma dura realidade enfrentada pelos professores brasileiros. Do mesmo modo, pesquisa aponta que 72% dos professores enfrentam problemas de saúde mental como depressão e ansiedade.

Sintomas de depressão

  • Humor deprimido na maior parte do dia;
  • Falta de interesse nas atividades diárias;
  • Alteração de sono e apetite;
  • Falta de energia;
  • Alteração na atividade motora;
  • Sentimento de inutilidade;
  • Dificuldade para se concentrar; e.
  • Pensamentos ou tentativas de suicídio.

O estresse emocional em sala de aula acontece devido a junção de fatores mal administrados emocionalmente na escola, como falta de motivação, cobrança excessiva, transtornos emocionais, cansaço, intrigas, violência escolar, fadiga, fofoca, insatisfação pessoal e profissional, gerando ansiedade, estresse e baixa ...

A depressão está tipificada na CID (Classificação Internacional de Doenças), de acordo com a Agência Nacional de Saúde, é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, criança, jovens, homens, mulheres, idosos. Por isso, o atestado do aluno acometido por esta doença abona as faltas no decorrer do ano letivo.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A fobia escolar consiste num medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola e está relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e, muitas vezes, com as mudanças de ciclo escolar. A criança começa por recusar ir à escola, inventa vários motivos, e passa a evita-la seriamente.

A sensação de que nos leva a pensar, a escola me da ansiedade, não é apenas uma impressão, pode se tratar de uma realidade. Precipuamente fadiga, violência escolar, estresse, mau comportamento dos alunos, intrigas e baixa remuneração são itens que afetam os alunos e reduz o desempenho dos professores.

Na hora do choro, é possível questionar a criança para que ela tente explicar o que aconteceu. “Às vezes, a criança pequena vai se ater aos fatos e não olha para o todo, então o professor precisa ajudá-la a pensar no que ela fez, no que ela poderia ter feito diferente”, explica Rosane.

Na criança os principais comportamentos que caracterizam a depressão infantil são: o humor disfórico, autodepreciação, agressividade ou a irritação, distúrbio do sono, queda do desempenho escolar, diminuição da socialização, perda da energia habitual, do apetite ou peso (Spiz & Nissen, 1983).

O motivo do tédio escolar é simples: não é um ambiente interessante. Da mesma forma que mudamos de canal quando o programa é chato, os estudantes escolhem uma outra saída para uma aula que lhe dá sono.

Os motivos mais comuns para não querer estar na escola são: conflito com colegas ou bullying, sentir-se sobrecarregado de atividades, mudança de sala ou turma, um dever de casa inacabado ou um evento escolar com muitas pessoas e barulho.

A educação é o mecanismo de inserção mais poderoso que há: com ela, penetramos no mundo e nos sentimos participantes da nossa realidade. A grande parede de ignorância que nos barra da compreensão do universo vai aos poucos sendo derrubada.

A depressão na adolescência atinge entre 10% e 20% dos jovens do mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Além disso, muitos jovens não recebem o tratamento adequado. Isso porque ainda falta muita informação sobre a doença. Dessa forma, os sintomas acabam sendo deixados de lado.

Para a depressão em específico é necessário: laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento. atestado do psicólogo (se estiver passado por um)

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Características de cada grau de depressão
“No episódio depressivo leve, há presença de poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico; a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas é manejável e os sintomas resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional”, explica a médica.