Por que bicicleta emagrece?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Sem dúvida, andar de bicicleta emagrece. Afinal, o pedal é um exercício aeróbico, ou seja, uma atividade em que o nosso corpo utiliza oxigênio para gerar energia. Esse tipo de exercício emprega uma grande quantidade de músculos, ao mesmo tempo em que acelera a respiração e os batimentos cardíacos.

Andar de bicicleta emagrece? Sim. O ciclismo exige bastante movimentação e energia de todo nosso corpo, por isso o gasto calórico costuma ser mais alto. Em média, 700 calorias são gastas a cada uma hora que você passa andando de bike, dependendo do seu ritmo de exercício, é claro.

Portanto, mais ou menos, por um quilo de gordura, você precisaria queimar cerca de 7.800 calorias. Sendo assim, se em seu treinamento de duas horas que propusemos antes você queimou quase 1.500, com 5 exercícios semelhantes você teria aquele quilo a menos.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas. panturrilha: aqui, o músculo gastrocnêmio é que entra em ação. Muitos julgam que pedalar é capaz de aumentar a panturrilha.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa. De acordo com cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar cerca de 1000 calorias em uma hora de corrida.

Siga a lei do “80/20” e perca a barriga pedalando
É simples: o objetivo é passar 80% do tempo na bike pedalando em intensidade baixa, e apenas 20% em intensidade alta. Dessa maneira, você se mantém com energia para pedalar em um ritmo forte, quando necessário.

Coração. Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de perder peso de forma saudável. Depois que atingir o peso desejado, pedalar se torna uma excelente maneira de manutenção do peso enquanto que ao mesmo tempo tonifica os músculos – além de ser uma atividade muito divertida e não monótona.

Geralmente, quando você perde gordura, ela é eliminada na ordem inversa do armazenamento. Se seu corpo tende a armazenar gordura no seu rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares de onde ela será eliminada. O esqueleto facial forma a fundação e forma do seu rosto, e suporta tecidos superiores.

Baseando-se no treino de uma hora e levando em conta as variáveis obtidas pelo equipamento, a bicicleta ergométrica proporciona um menor gasto energético, cerca de 300 a 550 Kcal, enquanto que a esteira, no mesmo tempo, tem uma média de 300 a 750 Kcal.

As dores geradas pelo exercício são uma reação natural do organismo e o esforço além do que o corpo está acostumado pode gerar pequenas lesões musculares provenientes pelo estresse, falta de oxigenação ou hidratação da célula, causando dores, mas é a partir dessa lesão que o músculo vai se reparar de maneira mais forte ...

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.