Por que Chico Buarque repete tantas vezes a expressão Apesar de Você?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Muitas vezes, nem se quer damos conta que se trata de uma crítica disfarçada a este período. A canção “Apesar de Você” foi escrita no mesmo ano em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tricampeonato mundial, as torturas e desaparecimentos de pessoas contrárias ao regime do general Médici eram constantes.

Nisso, o artista faz uma referência aos vários crimes que foram “inventados”, ou às várias interpretações que faziam pessoas inocentes serem presas. Mas aí, esqueceu-se de inventar o perdão: pequenos atos levavam à prisão, à tortura e até à morte.

Censura. Em fevereiro de 1971, o jornalista Sebastião Nery, do Tribuna da Imprensa, publicou uma nota em sua coluna dizendo que seu filho e os colegas dele cantavam "Apesar de Você" como se estivessem cantando o Hino Nacional. Como resultado, Nery foi chamado para depor na polícia.

Chico Buarque defende 'legítimo direito' de não permitir uso de músicas.

Análise da música
A música “O que será” foi composta em 1976 por Chico Buarque para o filme “Dona Flor e seus dois maridos” de Bruno Barreto. A letra da música fala basicamente de pulsão sexual, conceito proposto por Sigmund Freud e que move, em todos os níveis, as pessoas a algo “sem juízo”.

A letra critica o modo como as repressões ditatoriais eram feitas e alerta sobre o que iria acontecer se em um dia todos estivessem felizes e insistissem em viver da forma como queriam. Sem dúvida, Apesar de você é uma aula sobre a censura da ditadura militar brasileira.

Chico Buarque

Resposta verificada por especialistas
O trecho mostra que para o autor, que os problemas existentes dentro da política e da sociedade, irão passar; "Inda pago pra ver/ O jardim florescer/ Qual você não queria". Também: "Você vai se amargar/ Vendo o dia raiar/ Sem lhe pedir licença".

A letra de “Para não dizer que eu não falei das flores” transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.

O monstro da lagoa era uma expressão usada para falar dos corpos de pessoas desaparecidas, que emergiam em mares ou rios nessa época. Imagina que sofrimento encontrar um amigo seu dessa forma? A porca gorda é uma analogia para representar a ganância do governo corrupto que não consegue mais operar.

Assim, se a censura serviu para cercear periódicos de grande circulação como Última Hora e Correio da Manhã e os da imprensa alternativa ou nanica, como Opinião, Movimento, Em Tempo, Pasquim, igualmente foi útil a muitos outros para calar aqueles que veiculavam posições contrárias ao regime e/ou à ordem capitalista.

A censura oficial a filmes, peças teatrais, discos de música, apresentações de grupos musicais, produções culturais, cartazes e espetáculos públicos em geral se dá destacadamente três anos após o golpe de 1964, com a Constituição outorgada de 1967, exercida pelo Ministério da Justiça (MJ) por meio do Serviço de Censura ...

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

Influenciado pela Teoria da Ação Social, de Max Weber, que em sua tipologia das ações humanas conceitua as ações sociais afetivas, ou seja, aquelas baseadas em sentimento, Sérgio Buarque desenvolveu o conceito de homem cordial: o típico brasileiro que age movido pelo sentimento, e não pela racionalidade.

O homem cordial, segundo Sérgio Buarque, precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade – não suporta o peso da individualidade, precisa “viver nos outros”. Essa necessidade de apropriação afetiva do outro pode ser notada, a título de exemplo, até em expressões linguísticas.

Com a frase "somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra", o autor procura ressaltar a influência, negativa de certo modo, que outras culturas totalmente diferentes (europeias) procuraram, a toda custa, exercer no Brasil, que já possuia seus próprios costumes e cultura.